O Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Minas Gerais, foi criado em 1968 tendo como área de concentração a Economia Regional. Ao longo do tempo o curso diversificou sua estrutura curricular e seu programa de pesquisas pela incorporação de diversos outros campos temáticos da economia, cuja diversidade pode ser vista nos Grupos de Pesquisa e no perfil de atuação e publicação de professores e pesquisadores. Oferece, em nível acadêmico e em tempo integral com dedicação exclusiva, cursos de Mestrado e Doutorado. Atualmente, é avaliado pela Capes com conceito 7.
Consolidando décadas de experiência, o programa passou por uma reestruturação em 2001, com a criação do doutorado e a mudança da estrutura curricular do mestrado, com ingresso por meio do Exame ANPEC. Uma das diretrizes básicas desse processo foi a manutenção do pluralismo teórico, ao mesmo tempo em que se assegurou a oferta do núcleo duro de disciplinas dos cursos convencionais de economia – microeconomia, macroeconomia e métodos quantitativos.
Juntamente com a reforma curricular e a criação do curso de doutorado, o programa passou a planejar e a implementar um processo significativo de internacionalização. Esse processo incluiu não só a formação do quadro docente atrelado ao programa, mas também a construção de redes internacionais de cooperação através do intercâmbio de professores e pesquisadores. Um dos resultados desse processo foi o aumento significativo das publicações internacionais dos professores programa.
Outro marco importante para o programa foi a mudança para as novas instalações da Faculdade de Ciências Econômicas no campus Pampulha, em 2008. A mudança significou a melhoria substantiva das instalações do Cedeplar, incluindo salas de pesquisa, gabinetes e espaços comuns, novos auditores, biblioteca 20 horas, além de permitir o estreitamento da relação com outras unidades da universidade.
Uma das características mais marcantes do Programa de Pós Graduação em Economia do Cedeplar é a participação permanente dos seus professores nos dois cursos de graduação do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG: o curso de Ciências Econômicas e o curso de Relações Econômicas Internacionais, avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Todos os professores do programa de pós-graduação lecionam semestralmente disciplinas nos cursos de graduação. Assim, alunos de graduação dos programas de iniciação científica convivem com alunos de mestrado, doutorado e outros pesquisadores e professores experientes nos diversos grupos de pesquisa. Essa relação leva à permanente renovação dos programas de curso, além da reforçar o pluralismo de ideias nos dois níveis de ensino.
Em função de todos esses fatores, os programas de mestrado e doutorado têm experimentado um processo continuo de aperfeiçoamento. Como reflexo dessa trajetória, o programa manteve conceito 6 na última avaliação da Capes.
A coordenação didática do Programa de Pos-graduação em Economia é exercida por um Colegiado, que elege um(a) coordenador(a) com mandato de dois anos.
Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Economia abriga os cursos de Mestrado e Doutorado e suas áreas de concentração refletem as linhas de pesquisa desenvolvidas no programa. O curso de mestrado apresenta uma área de concentração, denominada Economia, e o curso de doutorado contempla três áreas de concentração:
A área de concentração Economia Aplicada trata dos conteúdos de Microeconomia e Macroeconomia Aplicada. Nessa área, o centro tem diversos grupos de pesquisa, incluindo as temáticas de Organização Industrial, Macroeconomia e Finanças Internacionais, Crescimento Econômico, Economia Monetária, Economia do Bem Estar Social e Economia da Tecnologia.
A área de Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento contempla diversas questões dos campos da Economia Regional, da Economia Urbana e do Desenvolvimento Econômico, tratando estes campos do conhecimento de tanto de forma autônoma quanto integrada.
A área de História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico trata de forma ampla dos conteúdos de história econômica, inclusive em suas conexões com a história demográfica e história social, da economia política, e da história do pensamento econômico, incluindo também questões relativas à metodologia e à filosofia da economia.
O Programa de Pós-Graduação em Economia apresenta longa experiência de trabalho conjunto de docentes e entre estes e o corpo discente. O Programa envolve atividades de ensino e de pesquisa, com grande ênfase em questões relativas a estudos de economia aplicada e suas implicações para as políticas públicas, além de aproveitar as sinergias interdisciplinares com o Programa de Pós Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG, não apenas em termos de infra-estrutura física, mas também na esfera acadêmica, especialmente nas áreas de economia do trabalho e migrações.
Conjuntamente, os programas de pós-graduação do Cedeplar contam com mais de vinte grupos de pesquisa registrados no CNPq. Os grupos refletem o pluralismo teórico, a diversidade da formação de seu corpo docente e a transdisciplinaridade da produção acadêmica dos professores do Centro.
Os cursos de mestrado e doutorado do programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar buscam oferecer sólida formação acadêmica, marcada por pluralidade teórico-metodológica e amparada por pesquisas na fronteira do conhecimento nas áreas de economia aplicada, metodologia, economia política, história e teoria econômica. O Programa visa a reflexão sobre questões pertinentes à ciência e história econômica, como também estimular a avaliação e formulação de políticas públicas. O aumento da internacionalização do Programa tem sido um objetivo alcançado com êxito, juntamente com o estímulo à produção intelectual na forma de publicações para docentes e discentes, em associação com as linhas de pesquisa, e com a titulação dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado.
As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar refletem a diversidade de formação e especialização do seu corpo docente, abrangendo amplo espectro de áreas, estando representadas por grupos de pesquisa no CNPq sob a liderança dos professores do Programa. As linhas de pesquisa são, principalmente:
Na avaliação da pós-graduação brasileira conduzida pela Capes em 2022, o Programa de Pós-graduação em Economia do Cedeplar-UFMG obteve o conceito 7. Este resultado coloca o programa do Cedeplar entre os melhores cursos de pós-graduação em economia do país, confirmando a melhora do desempenho de todos os indicadores em comparação com as avaliações anteriores.
O(a) aluno(a) deverá cumprir pelo menos 28 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas. A maioria dos créditos é normalmente cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano (ver o quadro abaixo).
As disciplinas obrigatórias consistem de dois cursos na área de Teoria Econômica (Macroeconomia I e Microeconomia I), dois cursos de Métodos Quantitativos (Economia Matemática e Econometria I) e o Seminário de Dissertação.
Semestre | Disciplina | Natureza | Carga Horária / Créditos |
1º | Microeconomia I | OB | 60/04 |
Macroeconomia I | OB | 60/04 | |
Econometria I | OB | 60/04 | |
Economia Matemática | OB | 30/02 | |
2º | |||
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 180/12 | |
3º | |||
Seminário de Dissertação | OB | 30/02 |
A estrutura curricular (Mestrado e Doutorado) visa contemplar tanto a oferta de um curso padrão de pós-graduação em economia, quanto as diferentes áreas de especialização do centro. Esse objetivo está concretizado na proposta em áreas de concentração. No mestrado existe apenas uma área: Economia. Já no Doutorado, desde 2015, temos três sub-áreas:
Essas áreas possuem Disciplinas Obrigatórias Comuns (OB) e Disciplinas Optativas de Área (OPA).
Adicionalmente, a oferta de Disciplinas Optativas Comuns (OPC) está organizada em quatro campos de conhecimento: Economia do Trabalho; Economia Internacional; Organização Industrial, Economia da Tecnologia e da Regulação; Economia Política. A oferta semestral de disciplinas de cada campo depende da disponibilidade docente e da demanda dos alunos. As disciplinas sobre Tópicos Especiais e Tópicos Avançados complementam a oferta de optativas.
A cada disciplina é atribuído um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas/aula.
O(a) aluno(a) deverá cumprir pelo menos 28 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas. A maioria dos créditos é normalmente cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano (ver o quadro abaixo).
As disciplinas obrigatórias consistem de dois cursos na área de Teoria Econômica (Macroeconomia I e Microeconomia I), dois cursos de Métodos Quantitativos (Economia Matemática e Econometria I) e o Seminário de Dissertação.
Semestre
|
Disciplina |
Natureza
|
Carga Horária /
Créditos |
1º
|
Microeconomia I
|
OB
|
60/04
|
Macroeconomia I
|
OB
|
60/04
|
|
Econometria I
|
OB
|
60/04
|
|
Economia Matemática
|
OB
|
30/02
|
|
2º
|
|||
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP
|
180/12
|
|
3º
|
|||
Seminário de Dissertação
|
OB
|
30/02
|
Por sua vez, o elenco de disciplinas optativas reflete, em grande parte, as vocações de pesquisa do programa.
Disciplinas Optativas do Mestrado |
Carga Horária/ Créditos |
Demografia Histórica
|
60/04 |
Desenvolvimento Econômico
|
60/04 |
Development Economics
|
60/04 |
Desigualdade e Pobreza
|
30/02 |
Econometria Espacial
Pré-Requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
Econometria II
Pré-Requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
Economia da Ciência e Tecnologia
|
60/04 |
Economia da Cultura
|
30/02 |
Economia da Educação
|
30/02 |
Economia da Saúde
|
30/02 |
Economia do Trabalho I
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
Economia do Trabalho II
Pré-Requisito: Microeconomia I |
30/02 |
Economia e Meio Ambiente
|
30/02 |
Economia Industrial
|
30/02 |
Economia Internacional
Pré-Requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
30/02 |
Economia Política Clásssica
|
60/04 |
Economia Política do Capitalismo Contemporâneo
|
60/04 |
Economia Política I
|
60/04 |
Economia Política II
|
60/04 |
Equilíbrio Geral Aplicado
Pré-Requisito: Microeconomia I |
30/02 |
Estágio Docente I
|
30/02 |
Estágio Docente II
|
30/02 |
Finanças Internacionais
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
História do Pensamento Econômico
|
60/04 |
História Econômica de Minas Gerais
|
60/04 |
História Econômica do Brasil
|
60/04 |
História Econômica Geral
|
60/04 |
Historiografia
|
30/02 |
Macroeconomia II
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
Macroeconomia III
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
Macroeconoima, Demanda Agregada e Crescimento
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
60/04 |
Metodologia da Economia
|
60/04 |
Metodologia da Pesquisa Histórica
|
30/02 |
Métodos em Análise Regional e Urbana
|
30/02 |
Methods of Urban and Regional Analysis
|
30/02 |
Microeconometria Aplicada
Pré-Requisito: Econometria I |
60/04 |
Microeconomia II
Pré-Requisito: Microeconomia I |
60/04 |
Moeda e Território
|
30/02 |
Organização Industrial
Pré-Requisito: Microeconomia I |
30/02 |
Pensamento Econômico Contemporâneo
|
60/04 |
Sistema Financeiro e Desenvolvimento
|
30/02 |
Sistemas Econômicos Comparados
|
30/02 |
Teoria do Desenvolvimento Regional e Urbano
Pré-Requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
60/04 |
Tópicos Avançados em Economia Aplicada
|
60/04 |
Tópicos Avançados em Economia Política
|
60/04 |
Tópicos Avançados em Filosofia da Economia
|
60/04 |
Tópicos Avançados em História do Pensamento Econômico
|
60/04 |
Tópicos Avançados em História Econômica
|
60/04 |
Tópicos Especiais em Demografia
|
30/02 |
Tópicos Especiais em Economia Aplicada
|
30/02 |
Tópicos Especiais em Economia Brasileira
|
30/02 |
Tópicos Especiais em Economia Política
|
30/02 |
Tópicos Especiais em Estudos Regionais e Urbanos
|
30/02 |
Tópicos Especiais em Filosofia da Economia
|
30/02 |
Tópicos Especiais em História Econômica
|
30/02 |
Tópicos Especiais em Métodos Quantitativos
|
30/02 |
Demografia Econômica – Aspectos Macro
|
30/02 |
Demografia Econômica – Aspectos Micro
|
30/02 |
Tópicos Especiais em População e Espaço
|
30/02 |
O(a) aluno(a) deverá cumprir um mínimo de 40 créditos. Destes, 16 créditos consistem em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas de área e 12 de optativas comuns. A maior parte dos créditos é cursada ao longo do três semestres iniciais do curso, permitindo que o(a) aluno(a) disponha de mais tempo para se dedicar à elaboração da tese a partir do quarto semestre (ver o quadro abaixo).
Além das disciplinas obrigatórias comuns ao mestrado e doutorado (Macroeconomia I, Microeconomia I), o(a) aluno(a) deverá cursar as disciplinas obrigatórias Metodologia da Economia, Estágio Docente I e Seminário de Tese.
Semestre |
Disciplina |
Natureza |
Carga Horária / Créditos |
1º |
Microeconomia I
|
OB |
60/04 |
Macroeconomia I
|
OB |
60/04 |
|
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
2º |
Metodologia da Economia
|
OB |
60/04 |
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
3º |
Estágio Docente I
|
OB |
30/02 |
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
4° |
Seminários de Tese
|
OB |
30/02 |
As disciplinas optativas refletem as vocações de pesquisa do programa:
Áreas de Concentração: EA – Economia Aplicada; ERUD – Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento; HEP – História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.
Áreas |
Disciplinas |
Carga Horária/ |
||
EA |
ERUD |
HEP |
||
OPA |
OPA |
OPA |
Desenvolvimento Econômico
|
60/04 |
OPA | OPA | OPA |
Development Economics
|
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Econometria I
|
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Econometria Espacial
Pré-requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Economia da Ciência e Tecnologia
|
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Economia Industrial
|
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Economia Matemática
|
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Equilíbrio Geral Aplicado
Pré-requisito: Microeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Métodos em Análise Regional e Urbana
|
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Methods of Urban and Regional Analysis
|
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Microeconometria Aplicada
Pré-requisito: Econometria I |
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Microeconomia II
Pré-requisito: Microeconomia I |
60/04 |
OPC |
OPA |
OPC |
Economia e Meio Ambiente
|
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Economia Internacional
Pré-requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Moeda e Território
|
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Sistema Financeiro e Desenvolvimento
|
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Teoria do Desenvolvimento Regional e Urbano
Pré-requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
60/04 |
OPC |
OPA |
OPC |
Tópicos Especiais em Estudos Regionais e Urbanos
|
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Tópicos Especiais em População e Espaço
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Demografia Econômica – Aspectos Macro
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Demografia Econômica – Aspectos Micro
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Desigualdade e Pobreza
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Econometria II
Pré-requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia da Cultura
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia da Educação
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia da Saúde
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia do Trabalho I
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia do Trabalho II
Pré-requisito: Microeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Finanças Internacionais
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Macroeconomia II
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Macroeconomia III
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Macroeconoima, Demanda Agregada e Crescimento
Pré-requisito: Macroeconomia I |
60/04 |
OPA |
OPC |
OPC |
Organização Industrial
Pré-requisito: Microeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Avançados em Economia Aplicada
|
60/04 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Economia Aplicada
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Demografia
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Métodos Quantitativos
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Demografia Histórica
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política Clásssica
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política do Capitalismo Contemporâneo
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política I
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política II
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História do Pensamento Econômico
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História Econômica de Minas Gerais
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História Econômica do Brasil
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História Econômica Geral
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Historiografia
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Metodologia da Pesquisa Histórica
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Pensamento Econômico Contemporâneo
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Sistemas Econômicos Comparados
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em Economia Política
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em Filosofia da Economia
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em História do Pensamento Econômico
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em História Econômica
|
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Especiais em Economia Política
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Especiais em Filosofia da Economia
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Especiais em História Econômica
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPC |
Estágio Docente II
|
30/02 |
OPC |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Economia Brasileira
|
30/02 |
Semestre | Disciplina | Natureza | Carga Horária / Créditos |
1º | Microeconomia I | OB | 60/04 |
Macroeconomia I | OB | 60/04 | |
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 150/10 | |
2º | Metodologia da Economia | OB | 60/04 |
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 150/10 | |
3º | Estágio Docente I | OB | 30/02 |
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 150/10 | |
4° | Seminários de Tese | OB | 30/02 |
Para obter o grau de Mestre em Economia o aluno deverá completar o mínimo de 28 créditos em disciplinas de pós-graduação e ser aprovado na defesa pública de dissertação.
Para obter o grau de Doutor em Economia, o aluno deverá completar o mínimo de 40 créditos em disciplinas de pós-graduação e ser aprovado nos exames de qualificação e na defesa pública de tese.
Requer-se do aluno a frequência às atividades correspondentes a cada disciplina em que se encontre matriculado, ficando reprovado o aluno que não comparecer a dois terços, no mínimo, das aulas e demais trabalhos programados para integralização dos créditos.
O rendimento escolar em cada disciplina é aferido através de um sistema de pontos e conceitos. No quadro abaixo, se explicita a correspondência entre cada conceito expresso literalmente e o valor numérico de pontos acumulados pelo aluno na disciplina:
Conceito | Total de Pontos |
A – Excelente | 90 a 100 pontos |
B – Ótimo | 80 a 89 pontos |
C – Bom | 70 a 79 pontos |
D – Regular | 60 a 69 pontos |
E – Fraco | 40 a 59 pontos |
F – Rendimento Nulo | 0 a 39 pontos |
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver o conceito D ou melhor. O aluno que obtiver o conceito E ou F por mais de uma vez será desligado do curso. A juízo do Colegiado de Coordenação Didática, poderá ainda ser desligado o aluno que, nos três primeiros semestres, não alcançar nas disciplinas cursadas média igual ou superior ao conceito C. Tal média é estimada usando-se como ponderação para cada conceito obtido o número de créditos da disciplina correspondente e atribuindo-se os seguintes valores aos conceitos:
A = 5 | B = 4 | C = 3 | D = 2 | E = 1 | F = 0 |
Os créditos obtidos em qualquer disciplina só terão validade para efeito de obtenção do grau durante o prazo máximo para a conclusão do curso. O estudante só poderá apresentar dissertação ou tese após completar o número mínimo de créditos requerido e ter obtido aprovação em todas as disciplinas obrigatórias.
A dissertação ou tese são elaboradas sob a supervisão de um professor-orientador, indicado pelo Colegiado do Curso, atendendo ao interesse do aluno. O orientador de dissertação deve, em princípio, possuir o título de doutor (exigência obrigatória para orientadores de tese), dedicar-se à atividade de pesquisa e ter seu nome aprovado pelo Colegiado de Curso e homologado pela Câmara de Pós-Graduação da UFMG.
O estudante deve registrar seu projeto de dissertação ou tese na Secretaria do Curso. Para tanto, o projeto deverá ter sido aprovado pelo professor-orientador e homologado pelo Colegiado de Curso. O projeto deverá indicar o título, ainda que provisório, a justificativa do trabalho, os métodos a serem adotados e a literatura a ser consultada.
Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou trabalho equivalente e da tese o candidato que obtiver a aprovação unânime da Comissão Examinadora.
Acesso aos Regulamentos do Programa de Pós-Graduação em Economia:
A coordenação didática dos cursos é exercida por um colegiado, constituído por sete representantes dos professores que colaboram no curso e um representante dos alunos, com mandatos de dois anos e um ano respectivamente.
Este colegiado elege, dentre seus membros representantes dos professores, um coordenador, com mandato de dois anos. O coordenador do Colegiado, com mandato de julho de 2022 a julho de 2024, é o professor Rafael Saulo Marques Ribeiro.
Integram também o Colegiado os professores Gustavo Britto (subcoordenador), Fabrício José Missio, Gilberto de Assis Libânio, Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira, Mônica Viegas Andrade, Ulisses Pereira dos Santos, além de representantes discentes.
Doutor em História, Universidade Federal Fluminense, 2007
Áreas de interesse: História do pensamento econômico; história das ideias; história econômica.
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013
Áreas de interesse: economia do meio ambiente; economia regional e urbana; modelos de equilíbrio geral computável
Doutora em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002
Áreas de interesse: Economia social; demografia econômica; métodos quantitativos
Ph.D. em Economia, Land Economy Department, University of Cambridge, 2011
Áreas de interesse: economia monetária e financeira; economia regional; economia internacional
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001
Áreas de interesse: econometria espacial, economia matemática, educação, economia social e dinâmica demográfica.
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2017
Áreas de interesse: desenvolvimento e crescimento econômico; tributação, políticas públicas; desigualdade; métodos de análise regional; modelos de equilíbrio geral computável
Doutor em Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998
Áreas de interesse: economia política contemporânea; economia da ciência e da tecnologia
Doutor em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012
Áreas de interesse: Macroeconomia; crescimento econômico e desenvolvimento econômico e regional.
Ph.D. em Economia, New School for Social Research, 2001
Áreas de interesse: macroeconomia; economia internacional; desenvolvimento econômico
Ph.D, Land Economy Department, University of Cambridge, 2008
Áreas de interesse: Desenvolvimento econômico; mudança estrutural; complexidade econômica; economia regional.
Doutor em Estatística, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014
Áreas de interesse: métodos quantitativos em economia; probabilidade e estatística; séries temporais
Ph.D, Land Economy Department, Universidade de Cambridge, 2015
Áreas de interesse: desenvolvimento; crescimento econômico; comércio internacional; economia aplicada
Doutor em Matemática, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2014
Áreas de interesse: economia matemática; microeconomia; finanças; equilíbrio geral; economia comportamental; teoria da decisão
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005
Áreas de interesse: economia da saúde; saúde e envelhecimento populacional; microeconomia
Doutor em História Econômica, Universidade de São Paulo, 2018
Áreas de interesse: história do pensamento econômico; história econômica
Doutor em História, Universidade de São Paulo, 2004
Áreas de interesse: demografia histórica, modernização dos transportes, planejamento e desenvolvimento regional.
Ph.D. em Economia, University of London, 1999
Áreas de interesse: Sistemas Financeiro e Bancos de Desenvolvimento, Transição Verde, Green Finance; Ambientes de Inovação
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008
Áreas de interesse: história econômica; métodos e técnicas de demografia histórica; demografia do mercado de trabalho
PhD em Economia, University of Illinois at Urbana-Champaign, 2006
Áreas de interesse: macroeconomia; finanças internacionais; econometria de séries de tempo e macro-finanças; DSGE
Doutora em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015
Áreas de interesse: economia política internacional; comércio internacional; integração regional
Ph.D. em Economia, Land Economy Department, University of Cambridge, 2013
Áreas de interesse: Economia espacial; economia regional e urbana; métodos de análise regional.
Ph.D. em Economia, Department of Land Economy, University of Cambridge, 2016
Áreas de interesse: Economia aplicada; desenvolvimento econômico e regional; econometria de séries de tempo e dados em painel.
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016
Áreas de interesse: economia social; economia popular e solidária; economia da cultura
Doutor em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014
Áreas de interesse: Desenvolvimento econômico; sistemas de inovação; desenvolvimento regional
Ph.D. em Planejamento Urbano, University of California - Los Angeles, 2004
Áreas de interesse: Planejamento Urbano e Regional, Urbanização, Planejamento Metropolitano