Programa
Programa de Pós-Graduação em Economia
O Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Minas Gerais, foi criado em 1968 tendo como área de concentração a Economia Regional. Ao longo do tempo o curso diversificou sua estrutura curricular e seu programa de pesquisas pela incorporação de diversos outros campos temáticos da economia, cuja diversidade pode ser vista nos Grupos de Pesquisa e no perfil de atuação e publicação de Professores e Pesquisadores. Oferece, em nível acadêmico e em tempo integral com dedicação exclusiva, cursos de Mestrado e Doutorado. Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Economia é avaliado com conceito máximo (7) pela CAPES .
Consolidando décadas de experiência, o programa passou por uma reestruturação em 2001, com a criação do doutorado e a mudança da estrutura curricular do mestrado, com ingresso por meio do Exame ANPEC. Uma das diretrizes básicas desse processo foi a manutenção do pluralismo teórico, ao mesmo tempo em que se assegurou a oferta do núcleo duro de disciplinas dos cursos convencionais Aline Souza Magalhães de economia – microeconomia, macroeconomia e métodos quantitativos.
Juntamente com a reforma curricular e a criação do curso de doutorado, o programa passou a planejar e a implementar um processo significativo de internacionalização. Esse processo incluiu não só a formação do quadro docente atrelado ao programa, mas também a construção de redes internacionais de cooperação através do intercâmbio de professores e pesquisadores. Um dos resultados desse processo foi o aumento significativo das publicações internacionais dos professores programa.
Outro marco importante para o programa foi a mudança para as novas instalações da Faculdade de Ciências Econômicas no campus Pampulha, em 2008. A mudança significou a melhoria substantiva das instalações do Cedeplar, incluindo salas de pesquisa, gabinetes e espaços comuns, novos auditores, biblioteca 20 horas, além de permitir o estreitamento da relação com outras unidades da universidade.
Uma das características mais marcantes do Programa de Pós Graduação em Economia do Cedeplar é a participação permanente dos seus professores nos dois cursos de graduação do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG: o curso de Ciências Econômicas e o curso de Relações Econômicas Internacionais, avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Todos os professores do programa de pós-graduação lecionam semestralmente disciplinas nos cursos de graduação. Assim, alunos de graduação dos programas de iniciação científica convivem com alunos de mestrado, doutorado e outros pesquisadores e professores experientes nos diversos grupos de pesquisa. Essa relação leva à permanente renovação dos programas de curso, além da reforçar o pluralismo de ideias nos dois níveis de ensino.
Em função de todos esses fatores, os programas de mestrado e doutorado têm experimentado um processo continuo de aperfeiçoamento. Como reflexo dessa trajetória, o programa manteve conceito 6 na última avaliação da Capes.
A coordenação didática do Programa de Pos-graduação em Economia é exercida por um Colegiado, que elege um(a) coordenador(a) com mandato de dois anos.
Áreas de Concentração
Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Economia abriga os cursos de Mestrado e Doutorado e suas áreas de concentração refletem as linhas de pesquisa desenvolvidas no programa. O curso de mestrado apresenta uma área de concentração, denominada Economia, e o curso de doutorado contempla três áreas de concentração:
- Economia Aplicada;
- Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento.
- História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.
A área de concentração Economia Aplicada trata dos conteúdos de Microeconomia e Macroeconomia Aplicada. Nessa área, o centro tem diversos grupos de pesquisa, incluindo as temáticas de Organização Industrial, Macroeconomia e Finanças Internacionais, Crescimento Econômico, Economia Monetária, Economia do Bem Estar Social e Economia da Tecnologia.
A área de Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento contempla diversas questões dos campos da Economia Regional, da Economia Urbana e do Desenvolvimento Econômico, tratando estes campos do conhecimento de tanto de forma autônoma quanto integrada.
A área de História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico trata de forma ampla dos conteúdos de história econômica, inclusive em suas conexões com a história demográfica e história social, da economia política, e da história do pensamento econômico, incluindo também questões relativas à metodologia e à filosofia da economia.
O Programa de Pós-Graduação em Economia apresenta longa experiência de trabalho conjunto de docentes e entre estes e o corpo discente. O Programa envolve atividades de ensino e de pesquisa, com grande ênfase em questões relativas a estudos de economia aplicada e suas implicações para as políticas públicas, além de aproveitar as sinergias interdisciplinares com o Programa de Pós Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG, não apenas em termos de infra-estrutura física, mas também na esfera acadêmica, especialmente nas áreas de economia do trabalho e migrações.
Conjuntamente, os programas de pós-graduação do Cedeplar contam com mais de vinte grupos de pesquisa registrados no CNPq. Os grupos refletem o pluralismo teórico, a diversidade da formação de seu corpo docente e a transdisciplinaridade da produção acadêmica dos professores do Centro.
Objetivos
Os cursos de mestrado e doutorado do programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar buscam oferecer sólida formação acadêmica, marcada por pluralidade teórico-metodológica e amparada por pesquisas na fronteira do conhecimento nas áreas de economia aplicada, metodologia, economia política, história e teoria econômica. O Programa visa a reflexão sobre questões pertinentes à ciência e história econômica, como também estimular a avaliação e formulação de políticas públicas. O aumento da internacionalização do Programa tem sido um objetivo alcançado com êxito, juntamente com o estímulo à produção intelectual na forma de publicações para docentes e discentes, em associação com as linhas de pesquisa, e com a titulação dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado.
Linhas de Pesquisa
As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar refletem a diversidade de formação e especialização do seu corpo docente, abrangendo amplo espectro de áreas, estando representadas por grupos de pesquisa no CNPq sob a liderança dos professores do Programa. As linhas de pesquisa são, principalmente:
- economia regional e urbana;
- economia social;
- economia industrial e da tecnologia;
- economia dos recursos humanos;
- finanças internacionais, crescimento e desenvolvimento econômico;
- teoria econômica;
- história econômica, economia política e história do pensamento econômico;
- economia matemática.
Avaliação CAPES
Na avaliação da pós-graduação brasileira conduzida pela Capes em 2022, o Programa de Pós-graduação em Economia do Cedeplar-UFMG obteve o conceito 7. Este resultado coloca o programa do Cedeplar entre os melhores cursos de pós-graduação em economia do país, confirmando a melhora do desempenho de todos os indicadores em comparação com as avaliações anteriores.
Coordenação
Coordenação Didática
A coordenação didática dos cursos é exercida por um colegiado, constituído por sete representantes dos professores que colaboram no curso e um representante dos alunos, com mandatos de dois anos e um ano respectivamente.
Este colegiado elege, dentre seus membros representantes dos professores, um coordenador, com mandato de dois anos. O coordenador do Colegiado, com mandato de julho de 2022 a julho de 2024, é o professor Rafael Saulo Marques Ribeiro.
Integram também o Colegiado os professores Gustavo Britto (subcoordenador), Fabrício José Missio, Gilberto de Assis Libânio, Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira, Mônica Viegas Andrade, Ulisses Pereira dos Santos, além de representantes discentes.
Requisitos
Requisitos para Titulação
Para obter o grau de Mestre em Economia o aluno deverá completar o mínimo de 28 créditos em disciplinas de pós-graduação e ser aprovado na defesa pública de dissertação.
Para obter o grau de Doutor em Economia, o aluno deverá completar o mínimo de 40 créditos em disciplinas de pós-graduação e ser aprovado nos exames de qualificação e na defesa pública de tese.
Requer-se do aluno a frequência às atividades correspondentes a cada disciplina em que se encontre matriculado, ficando reprovado o aluno que não comparecer a dois terços, no mínimo, das aulas e demais trabalhos programados para integralização dos créditos.
O rendimento escolar em cada disciplina é aferido através de um sistema de pontos e conceitos. No quadro abaixo, se explicita a correspondência entre cada conceito expresso literalmente e o valor numérico de pontos acumulados pelo aluno na disciplina:
Conceito | Total de Pontos |
A – Excelente | 90 a 100 pontos |
B – Ótimo | 80 a 89 pontos |
C – Bom | 70 a 79 pontos |
D – Regular | 60 a 69 pontos |
E – Fraco | 40 a 59 pontos |
F – Rendimento Nulo | 0 a 39 pontos |
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver o conceito D ou melhor. O aluno que obtiver o conceito E ou F por mais de uma vez será desligado do curso. A juízo do Colegiado de Coordenação Didática, poderá ainda ser desligado o aluno que, nos três primeiros semestres, não alcançar nas disciplinas cursadas média igual ou superior ao conceito C. Tal média é estimada usando-se como ponderação para cada conceito obtido o número de créditos da disciplina correspondente e atribuindo-se os seguintes valores aos conceitos:
A = 5 | B = 4 | C = 3 | D = 2 | E = 1 | F = 0 |
Os créditos obtidos em qualquer disciplina só terão validade para efeito de obtenção do grau durante o prazo máximo para a conclusão do curso. O estudante só poderá apresentar dissertação ou tese após completar o número mínimo de créditos requerido e ter obtido aprovação em todas as disciplinas obrigatórias.
A dissertação ou tese são elaboradas sob a supervisão de um professor-orientador, indicado pelo Colegiado do Curso, atendendo ao interesse do aluno. O orientador de dissertação deve, em princípio, possuir o título de doutor (exigência obrigatória para orientadores de tese), dedicar-se à atividade de pesquisa e ter seu nome aprovado pelo Colegiado de Curso e homologado pela Câmara de Pós-Graduação da UFMG.
O estudante deve registrar seu projeto de dissertação ou tese na Secretaria do Curso. Para tanto, o projeto deverá ter sido aprovado pelo professor-orientador e homologado pelo Colegiado de Curso. O projeto deverá indicar o título, ainda que provisório, a justificativa do trabalho, os métodos a serem adotados e a literatura a ser consultada.
Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou trabalho equivalente e da tese o candidato que obtiver a aprovação unânime da Comissão Examinadora.
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
A estrutura curricular (Mestrado e Doutorado) visa contemplar tanto a oferta de um curso padrão de pós-graduação em economia, quanto as diferentes áreas de especialização do centro. Esse objetivo está concretizado na proposta em áreas de concentração. No mestrado existe apenas uma área: Economia. Já no Doutorado, desde 2015, temos três sub-áreas:
- Economia Aplicada;
- Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento;
- História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.
Essas áreas possuem Disciplinas Obrigatórias Comuns (OB) e Disciplinas Optativas de Área (OPA).
Adicionalmente, a oferta de Disciplinas Optativas Comuns (OPC) está organizada em quatro campos de conhecimento: Economia do Trabalho; Economia Internacional; Organização Industrial, Economia da Tecnologia e da Regulação; Economia Política. A oferta semestral de disciplinas de cada campo depende da disponibilidade docente e da demanda dos alunos. As disciplinas sobre Tópicos Especiais e Tópicos Avançados complementam a oferta de optativas.
A cada disciplina é atribuído um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas/aula.
Estrutura do Mestrado
O(a) aluno(a) deverá cumprir pelo menos 28 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas. A maioria dos créditos é normalmente cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano (ver o quadro abaixo).
As disciplinas obrigatórias consistem de dois cursos na área de Teoria Econômica (Macroeconomia I e Microeconomia I), dois cursos de Métodos Quantitativos (Economia Matemática e Econometria I) e o Seminário de Dissertação.
Semestre
|
Disciplina |
Natureza
|
Carga Horária /
Créditos |
1º
|
Microeconomia I |
OB
|
60/04
|
Macroeconomia I |
OB
|
60/04
|
|
Econometria I |
OB
|
60/04
|
|
Economia Matemática |
OB
|
30/02
|
|
2º
|
|||
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP
|
180/12
|
|
3º
|
|||
Seminário de Dissertação |
OB
|
30/02
|
Por sua vez, o elenco de disciplinas optativas reflete, em grande parte, as vocações de pesquisa do programa.
Disciplinas Optativas do Mestrado |
Carga Horária/ Créditos |
Demografia Histórica |
60/04 |
Desenvolvimento Econômico |
60/04 |
Development Economics |
60/04 |
Desigualdade e Pobreza |
30/02 |
Econometria Espacial |
30/02 |
Econometria II |
30/02 |
Economia da Ciência e Tecnologia |
60/04 |
Economia da Cultura |
30/02 |
Economia da Educação |
30/02 |
Economia da Saúde |
30/02 |
Economia do Trabalho I |
30/02 |
Economia do Trabalho II |
30/02 |
Economia e Meio Ambiente |
30/02 |
Economia Industrial |
30/02 |
Economia Internacional |
30/02 |
Economia Política Clásssica |
60/04 |
Economia Política do Capitalismo Contemporâneo |
60/04 |
Economia Política I |
60/04 |
Economia Política II |
60/04 |
Equilíbrio Geral Aplicado |
30/02 |
Estágio Docente I |
30/02 |
Estágio Docente II |
30/02 |
Finanças Internacionais |
30/02 |
História do Pensamento Econômico |
60/04 |
História Econômica de Minas Gerais |
60/04 |
História Econômica do Brasil |
60/04 |
História Econômica Geral |
60/04 |
Historiografia |
30/02 |
Macroeconomia II |
30/02 |
Macroeconomia III |
30/02 |
Macroeconoima, Demanda Agregada e Crescimento |
60/04 |
Metodologia da Economia |
60/04 |
Metodologia da Pesquisa Histórica |
30/02 |
Métodos em Análise Regional e Urbana |
30/02 |
Methods of Urban and Regional Analysis |
30/02 |
Microeconometria Aplicada |
60/04 |
Microeconomia II |
60/04 |
Moeda e Território |
30/02 |
Organização Industrial |
30/02 |
Pensamento Econômico Contemporâneo |
60/04 |
Sistema Financeiro e Desenvolvimento |
30/02 |
Sistemas Econômicos Comparados |
30/02 |
Teoria do Desenvolvimento Regional e Urbano |
60/04 |
Tópicos Avançados em Economia Aplicada |
60/04 |
Tópicos Avançados em Economia Política |
60/04 |
Tópicos Avançados em Filosofia da Economia |
60/04 |
Tópicos Avançados em História do Pensamento Econômico |
60/04 |
Tópicos Avançados em História Econômica |
60/04 |
Tópicos Especiais em Demografia |
30/02 |
Tópicos Especiais em Economia Aplicada |
30/02 |
Tópicos Especiais em Economia Brasileira |
30/02 |
Tópicos Especiais em Economia Política |
30/02 |
Tópicos Especiais em Estudos Regionais e Urbanos |
30/02 |
Tópicos Especiais em Filosofia da Economia |
30/02 |
Tópicos Especiais em História Econômica |
30/02 |
Tópicos Especiais em Métodos Quantitativos |
30/02 |
Demografia Econômica – Aspectos Macro |
30/02 |
Demografia Econômica – Aspectos Micro |
30/02 |
Tópicos Especiais em População e Espaço |
30/02 |
Estrutura do Doutorado
O(a) aluno(a) deverá cumprir um mínimo de 40 créditos. Destes, 16 créditos consistem em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas de área e 12 de optativas comuns. A maior parte dos créditos é cursada ao longo do três semestres iniciais do curso, permitindo que o(a) aluno(a) disponha de mais tempo para se dedicar à elaboração da tese a partir do quarto semestre (ver o quadro abaixo).
Além das disciplinas obrigatórias comuns ao mestrado e doutorado (Macroeconomia I, Microeconomia I), o(a) aluno(a) deverá cursar as disciplinas obrigatórias Metodologia da Economia, Estágio Docente I e Seminário de Tese.
Semestre |
Disciplina |
Natureza |
Carga Horária / Créditos |
1º |
Microeconomia I |
OB |
60/04 |
Macroeconomia I |
OB |
60/04 |
|
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
2º |
Metodologia da Economia |
OB |
60/04 |
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
3º |
Estágio Docente I |
OB |
30/02 |
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
4° |
Seminários de Tese |
OB |
30/02 |
As disciplinas optativas refletem as vocações de pesquisa do programa:
Áreas de Concentração: EA – Economia Aplicada; ERUD – Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento; HEP – História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.
Áreas | Disciplinas | Carga Horária/Créditos | ||
EA | ERUD | HEP | ||
OPA |
OPA |
OPA |
Desenvolvimento Econômico |
60/04 |
OPA | OPA | OPA |
Development Economics |
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Econometria I |
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Econometria Espacial |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Economia da Ciência e Tecnologia |
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Economia Industrial |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Economia Matemática |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Equilíbrio Geral Aplicado |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Métodos em Análise Regional e Urbana |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Methods of Urban and Regional Analysis |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
Microeconometria Aplicada |
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Microeconomia II |
60/04 |
OPC |
OPA |
OPC |
Economia e Meio Ambiente |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Economia Internacional |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Moeda e Território |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Sistema Financeiro e Desenvolvimento |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Teoria do Desenvolvimento Regional e Urbano |
60/04 |
OPC |
OPA |
OPC |
Tópicos Especiais em Estudos Regionais e Urbanos |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
Tópicos Especiais em População e Espaço |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Demografia Econômica – Aspectos Macro |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Demografia Econômica – Aspectos Micro |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Desigualdade e Pobreza |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Econometria II |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia da Cultura |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia da Educação |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia da Saúde |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia do Trabalho I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Economia do Trabalho II |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Finanças Internacionais |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Macroeconomia II |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Macroeconomia III |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Macroeconoima, Demanda Agregada e Crescimento |
60/04 |
OPA |
OPC |
OPC |
Organização Industrial |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Avançados em Economia Aplicada |
60/04 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Economia Aplicada |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Demografia |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Métodos Quantitativos |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Demografia Histórica |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política Clásssica |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política do Capitalismo Contemporâneo |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política I |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Economia Política II |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História do Pensamento Econômico |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História Econômica de Minas Gerais |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História Econômica do Brasil |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
História Econômica Geral |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Historiografia |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Metodologia da Pesquisa Histórica |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Pensamento Econômico Contemporâneo |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Sistemas Econômicos Comparados |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em Economia Política |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em Filosofia da Economia |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em História do Pensamento Econômico |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Avançados em História Econômica |
60/04 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Especiais em Economia Política |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Especiais em Filosofia da Economia |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPA |
Tópicos Especiais em História Econômica |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPC |
Estágio Docente II |
30/02 |
OPC |
OPC |
OPC |
Tópicos Especiais em Economia Brasileira |
30/02 |
Normas e Regulamentos
Regulamento do programa
Acesso aos Regulamentos do Programa de Pós-Graduação em Economia:
- Regulamento Economia 26 08 2015
- Regras Exame Qualificacao Economia_01 06 2016
- Resolução_Pós_Doc_2021
- 2017_02_ResolucaoComplementar_CEPE_NormasGeraisPos-Graduacao
Atas de Reuniões do Colegiado
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Essa lista considera, em ordem alfabética, todos os pesquisadores do Cedeplar, dentre eles aqueles corpo permanente da pós-graduação em economia, colaboradores, pesquisadores permanentes e pesquisadores residentes.
Professores

Alexandre Mendes Cunha
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Editor da Revista Nova Economia
Doutor em História, Universidade Federal Fluminense, 2007.
Áreas de interesse: História do pensamento econômico; história das ideias; história econômica.

Aline Souza Magalhães
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.
Áreas de interesse: economia do meio ambiente; economia regional e urbana; modelos de equilíbrio geral computável.


Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Professora Associada do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutora em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.
Áreas de interesse: Economia social; demografia econômica; métodos quantitativos.

Anderson Tadeu Marques Cavalcante
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas
Ph.D. em Economia, Land Economy Department, University of Cambridge, 2011.
Áreas de interesse: economia monetária e financeira; economia regional; economia internacional.

André Braz Golgher
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
Áreas de interesse: econometria espacial, economia matemática, educação, economia social e dinâmica demográfica.




Débora Freire Cardoso
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Licenciada: Subsecretária de Política Fiscal, Secretaria de Política Econômica, Ministério da Fazenda
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
Áreas de interesse: desenvolvimento e crescimento econômico; tributação, políticas públicas; desigualdade; métodos de análise regional; modelos de equilíbrio geral computável.


Eduardo da Motta e Albuquerque
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.
Áreas de interesse: economia política contemporânea; economia da ciência e da tecnologia.

Fabrício José Missio
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Presidente da Fundação IPEAD
Doutor em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
Áreas de interesse: Macroeconomia; crescimento econômico e desenvolvimento econômico e regional.


Frederico Gonzaga Jayme Junior
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Diretor do Cedeplar
Ph.D. em Economia, New School for Social Research, 2001.
Áreas de interesse: macroeconomia; economia internacional; desenvolvimento econômico.


Gustavo Britto
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia
Ph.D, Land Economy Department, University of Cambridge, 2008.
Áreas de interesse: Desenvolvimento econômico; mudança estrutural; complexidade econômica; economia regional.


Igor Viveiros Melo Souza
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em Estatística, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.
Áreas de interesse: métodos quantitativos em economia; probabilidade e estatística; séries temporais.


João Bosco Moura Tonucci Filho
Sub-chefe do Departamento de Ciências Econômicas
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
Áreas de interesse: economia urbana; planejamento urbano e economia política.

João Prates Romero
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Coordenador do Curso de Graduação em Relações Econômicas Internacionais
Ph.D, Land Economy Department, Universidade de Cambridge, 2015.
Áreas de interesse: desenvolvimento; crescimento econômico; comércio internacional; economia aplicada.

Juan Pablo Gama Torres
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em Matemática, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2014.
Áreas de interesse: economia matemática; microeconomia; finanças; equilíbrio geral; economia comportamental; teoria da decisão.

Kenya Valéria Micaela de Souza Noronha
Professora Associada do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.
Áreas de interesse: economia da saúde; saúde e envelhecimento populacional; microeconomia.





Luiz Felipe Bruzzi Curi
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Doutor em História Econômica, Universidade de São Paulo, 2018.
Áreas de interesse: história do pensamento econômico; história econômica.

Marcelo Magalhães Godoy
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em História, Universidade de São Paulo, 2004.
Áreas de interesse: demografia histórica, modernização dos transportes, planejamento e desenvolvimento regional.


Marco Aurélio Crocco Afonso
Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Presidente do BH-TECH
Ph.D. em Economia, University of London, 1999.
Áreas de interesse: Sistemas Financeiro e Bancos de Desenvolvimento, Transição Verde, Green Finance; Ambientes de Inovação.



Mario Marcos Sampaio Rodarte
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
Áreas de interesse: história econômica; métodos e técnicas de demografia histórica; demografia do mercado de trabalho.

Mauro Sayar Ferreira
Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
PhD em Economia, University of Illinois at Urbana-Champaign, 2006.
Áreas de interesse: macroeconomia; finanças internacionais; econometria de séries de tempo e macro-finanças; DSGE.


Patrícia Nasser de Carvalho
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Sub-coordenadora do Curso de Graduação em Relações Econômicas Internacionais
Doutora em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
Áreas de interesse: economia política internacional; comércio internacional; integração regional.

Pedro Vasconcelos Maia do Amaral
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Ph.D. em Economia, Land Economy Department, University of Cambridge, 2013.
Áreas de interesse: Economia espacial; economia regional e urbana; métodos de análise regional.

Rafael Saulo Marques Ribeiro
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia
Ph.D. em Economia, Department of Land Economy, University of Cambridge, 2016.
Áreas de interesse: Economia aplicada; desenvolvimento econômico e regional; econometria de séries de tempo e dados em painel.



Sibelle Cornélio Diniz da Costa
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
Áreas de interesse: economia social; economia popular e solidária; economia da cultura.

Ulisses Pereira dos Santos
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG em Regime de Dedicação Exclusiva
Chefe do Departamento de Ciências Econômicas
Doutor em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.
Áreas de interesse: Desenvolvimento econômico; sistemas de inovação; desenvolvimento regional.
Pesquisadores Residentes





Roberto Luís de Melo Monte-Mór
Professor Titular Aposentado e Voluntário do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
Ph.D. em Planejamento Urbano, University of California - Los Angeles, 2004.
Áreas de interesse: Planejamento Urbano e Regional, Urbanização, Planejamento Metropolitano.
Pesquisadores Visitantes



Pesquisadores de Residência Pós-Doutoral
2019
Maria Marta Martins de Araújo
Projeto: "Da urbanidade e civilização dos mineiros: sátira de costumes e vida cotidiana na província de Minas Gerais"
Bolsa:
Período: 08/2019 a 12/2020 – 17 meses. Prorrogado até 31/08/2022.
Orientador(a): Prof. João Antônio de Paula
Email:
Lattes
2020
Guilherme Quaresma Gonçalves
Projeto: "Monitoramento e avaliação da situação fiscal dos municípios mineiros"
Bolsa:
Período: 08/2019 a 12/2020 – 17 meses. Prorrogado até 31/08/2022.
Orientador(a): Prof. Fabrício José Míssio
Email:
Lattes
2021
Pedro Vianna da Costa e Faria
Projeto: "O Tempo da Periferia: Celso Furtado e o regime de historicidade periférico"
Bolsa:
Período: 02/02/2022 a 01/02/2023.
Orientador(a): Prof. Gustavo de Britto Rocha
Email:
Lattes
Gustavo Resgala Silva
Projeto: "Práticas de finanças solidárias territorializadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte"
Bolsa:
Período: 14/01/2022 a 13/01/2023.
Orientador(a): Prof. Roberto Luís de Melo Monte-Mór
Email:
Lattes
Clarice de Assis Libânio
Projeto: "Práticas de ação coletiva e planejamento compartilhado na Região Metropolitana de Belo Horizonte"
Bolsa:
Período: 03/01/2022 a 30/06/2022.
Orientador(a): Prof. Roberto Luís de Melo Monte-Mór
Email:
Lattes
Jakob Otto Wilhelm Sparn
Projeto: "A transformação socio-ecológica na RMBH a partir da Trama Verde e Azul"
Bolsa:
Período: 29/12/2021 a 30/06/2022.
Orientador(a): Prof. Roberto Luís de Melo Monte-Mór
Email:
Lattes
Rodrigo Fileto Cuerci Maciel
Projeto: "Análise de Big Data Para Avaliação de Políticas de Inovação"
Bolsa:
Período: 10/11/2021 a 10/11/2022
Orientador(a): Profa. Márcia Siqueira Rapini
Email:
Lattes
2024
Mestrado
- Amanda Ferreira Rodrigues Pinto
- Bruna Mendes Vieira
- Diogo Gama Pozzato
- Eric Serbinenko
- Erick Inácio Ferreira
- Flávio Hugo Pangracio Silva
- Gabriel Gonçalves Nobre
- Guilherme Gomes Ferreira
- José Bergamin Rodrigues
- Keith Richard Brauer Sales
- Lorenzo Corrêa Barichello
- Lucas Antônio Lopes Da Silva
- Maria Alice de Souza
- Maria Luísa Oliveira Rigotti
- Mateus Oliveira Bernardes
- Paulo Estevao Franco Braga
- Pedro Benner de Oliveira Rios
- Pedro Mário de Freitas
- Rafaela Mendes Reis
- Tiago Felipe Ferreira Nogueira
Doutorado
- Adriana Moura Guimarães
- David Francisco Lopes Gomes
- Diego Otávio Portilho Jardim
- Felipe Nalesso Pederzini
- Filipe Marques Dias
- Gabriela Balduino Moreira
- João Pedro Revoredo Pereira da Costa
- Júlia Fernanda Diadelmo
- Lídia Magyar
- Luana Gontijo Sant'Anna Vaz de Melo Dorneles
- Lucas Ribas Vianna
- Maria Lucélia Felix Nunes
- Marina Mudesto Marques
- Samuel Sousa de Azevedo Maia
- Vitor da Silva Marinho
2023
Mestrado
- Alicia Isaias Macedo
- André de Queiroz Mogadouro
- Humphrey Silva de Souza
- Iago Esturião Mendes
- Ingrid Machado Mendonça
- João Augusto Souza Carvalho
- Maria Luíza Assis Cunha
- Matheus Ferreira dos Reis
- Raquel Pereira Aquino
- Rodrigo Henrique da Silva
- Taís Maria Silva Terra
- Thaís Silva Mitraud Ruas
- Tiago Arruda Lins
- Victor Gonzalez Freitas
- Vitória Ayala Reis de Oliveira
Doutorado
- André de Souza do Nascimento
- Beatriz Cavalcante de Oliveira Barros
- Daniel Nogueira da Silva
- Daniel Penido de Lima Amorim
- Esther Maria Passos Simões
- Felipe Pureza Cardoso
- Giorgio Michalopoulos
- Guilherme Perobelli Salgueiro
- Juan da Silva Barcelos de Campos
- Mariana Catharin Velludo
- Patrine Soares Santos
- Thaís Ribeiro Santos
- Vicente Alves Toledo
- Vinícius Silva dos Santos
- Virgínia Antunes Nobre Mesquita
2022
Mestrado
- Ciro Eustáquio de Moura Lopes
- Deborah Lopes Ferreira
- Elisa Carrer Iamashita
- Estevam de Oliveira Peixoto
- Felipe Nalesso Pederzini
- João Paulo Gonzaga Garcia
- José Ronaldo Naves Botelho
- Lídia Magyar
- Luca Capella Klein
- Lucas Mendes Voltarelli
- Lucas Ribas Vianna
- Tuany Souza Oliveira Mendonça
- Vítor da Silva Marinho
- Vítor Salomão Mourão
Doutorado
2021
Mestrado
- Arthur Ribeiro Queiroz
- Calebe Cardia Piacentini
- Daniel Nogueira da Silva
- Diego Rocha Rebelo
- Filipe Mendes Dalboni
- Emiliano Maia de Oliveira Santos
- Igor Peixoto Carvalho Ferrão
- Kevin Murilo Santos Costa
- Leon Marques Faria Zatti
- Luana de Castro Lopes
- Maíra Oliveira Miranda
- Melissa Marques Pinheiro
- Milenna Diniz Cordeiro
- Nara Lívia de França Morais
- Victor Deleon Oliveira
- Yuri Gomes Meneguin
Doutorado
- André Soares Santos
- Carla de Barros Reis
- Cínthia Santos Silva
- Ezequiel Henrique Rezende
- Helena Rodrigues Fernandes de Morais
- Ivan Prates Sternick (entrada no 2º semestre/2021)
- Olga Hianni Portugal Vieira
- Rafael Consentino de la Vega
- Ramon da Silva Torres
- Samara Cristina Viaceli Piacenti
- Sarah Gonçalves Patrocínio Sartório
- Tomás de Faria Balbino
2020
Mestrado
- Aléff Néivisson Ferreira Lopes
- Ana Clara Ramos Simões
- Bruno Prado Prates
- Carolina Guinesi Mattos Borges
- Farley Salomão Filho
- Guilherme Sahd Molin
- Jean Carlos das Mercês Almeida
- João Pedro Revoredo Pereira da Costa
- Lucas Higashi Tanaka
- Marcela Emediato Mendes de Oliveira
- Patrick Allan Ferreira Alves
- Thales Souza Lima
Doutorado
2019
Mestrado
- Aline de Souza
- Antônio Lucas de Abreu Melo
- Artur Baker de Carvalho
- Berto Carvalho da Silva Júnior
- Daniel Conceição Dias Soares
- Felipe Segateli Kohle Paulino
- Henrique Bracarense Fagioli
- Marcelo Lynce Ribeiro Chaves Júnior
- Marina Mudesto Marques
- Pedro Araújo Patrício
- Pedro Vitor Garcia Ramos
- Ramon da Silva Torres<
- Wagner Silva Arrais De Oliveira
- Yasmin Pitaluga Miranda
Doutorado
- Castigo José Castigo
- Danielle Evelyn de Carvalho
- Diego Nobuhiko Miyajima
- Eduardo Saugineta Sigaúque
- Fransuellen Paulino Santos
- Guilherme Silva Cardoso
- Henrique Cunha Viana
- Juliana Lima de Deus
- Nayara Abreu Julião
- Rodrigo Costa de Andrade
- Samia Mercado Alvarenga
- Victor Medeiros
- Gabriel do Carmo Lacerda
2018
Mestrado
- Alan Marques Miranda Leal
- Ana Carolina Bottega de Lima
- Ana Tereza Pereira Libanio
- Catarina Oliveira Guimarães Barcelos
- Eduany Wende dos Santos Callegaro
- Helena Rodrigues Fernandes de Morais
- Hildemberg Leite Anselmo Junior
- Jonathan Mpoto Jonathan
- Luiz Henrique Prado Garcia
- Marcelo Randolfo da Costa Januário
- Rafael Silva e Sousa
- Rodolfo Cabral de Freitas
- Stephanie Lucas Sousa
- Tainá Portela da Silva
- Tayene Trajano de Moura
Doutorado
2017
Mestrado
- Alexandre de Queiroz Stein
- Breno Antunes Lourençoni Garcia
- Bruno Aguiar Carrara de Melo
- Diogo Oliveira Santos
- Guilherme Sganserla Torres
- Guilherme Silva Cardoso
- Jéssica Bento de Araujo
- João Pedro Figueira Amorim Parga
- Lucas Diógenes Pitombeira
- Maria Isabel Batista Duque Guttierrez Baptista
- Pedro Henrique Castro Soares
- Pedro Menezes Vilarinhos
- Victor Medeiros
- Victor Silveira de Matos
Doutorado
- Amanda Ferrari Uceli
- André Henrique de Brito Veloso
- Bruna Stein Ciasca
- Christoffer Alex Souza Pinto
- Gessica Cardoso Pereira de Souza
- Jonas Da Silva Henrique
- Lucas Resende de Carvalho
- Marcelo Figueiredo Santos
- Micaele Martins de Carvalho
- Weslley Antonio Tadeu Monteiro Cantelmo
- Tatiana Kolodin Ferrari
- Iara Azevedo Vitelli Viana
2016
Mestrado
- Aline Mello de Paula
- Ana Tereza Pires dos Santos
- Cayruã Chaves Fonseca
- David Guimarães Coelho
- Diego Nobuhiko Miyajima
- Eduardo Luiz Cury
- Guilherme Denes
- Hanna Lobo Leite Bhering Silveira
- Isabel Akemi Bueno Sado
- Joice Marques Figueiredo
- Juliana Cunha Carneiro Pinto
- Lauro Henrique Amaral Botelho
- Michel Rimes da Silva
- Paulo Moreira Coelho Barroso
- Silas Vinicio Marini da Silva
Doutorado
- Guilherme Leonel Singh
- Hugo Carcanholo Iasco Pereira
- Ilya Maria Espino Cruz
- Juliana Rodrigues Vieira
- Marcelo de Brito Brandao
- Marcos Gustavo Pires de Melo
- Mariana Medeiros Pereira Leite Pedrosa Nahas
- Michel Cândido de Souza
- Rafael Faria de Abreu Campos
- Rafael Galvão de Souza
- Rodrigo Castriota de Mello Santos
- Tarik Marques do Prado Tanure
- Wallace Marcelino Pereira
2015
Mestrado
- Ana Luíza Farage Silva
- Bernardo Rezende de Oliveira Silva
- Camila Maria de Andrade Tolentino
- Felipe da Silva Basso
- Gabriel Borges Vaz de Melo
- Guilherme Leite Paiva
- Guilherme Marques Moura
- Julia de Furquim Werneck Moreira
- Larissa Giardini Simoes
- Lucas Resende de Carvalho
- Luiz Felipe Oliveira Barroso
- Maurício Alexandre Oliveira Gonçalves
- Micaele Martins de Carvalho
- Thiago Cavalcante Simonato
Doutorado
2014
Mestrado
- Alysson Lorenzon Portella
- Ana Carolina de Miranda Carvalho
- André Cordeiro Valério
- Breno Filippe Oliveira Cabido
- Cassio Félix Jardim
- Cássio Freitas Daldegan
- Farley Salomão Filho
- Gustavo Rodrigues Guimarães Andrade
- Helder Lara Ferreira Filho
- Letícia Gavioli
- Luccas Assis Attílio
- Marwil Jhonatan Dávila Fernández
- Rafael Galvão de Souza
- Renato Prado Siqueira
- Rodrigo Castriota de Mello Santos
- Thiago Dumont Oliveira
Doutorado
- Alvaro Alberto Ferreira Mendes Junior
- Cassiano Ricardo Dalberto
- Clauber Eduardo Marchezan Scherer
- Danyella Juliana Martins de Brito
- Elton Eduardo Freitas
- Jefferson Souza Fraga
- Lediany Freitas de Campos
- Marta Cristiane Timóteo Rossi
- Nildred Stael Fernandes Martins
- Paulo Roberto Santos Casaca
- Renata Guimarães Vieira
- Rodrigo Cavalcante Michel
2013
2012
2011
Mestrado
- Carla Poliana Santos Ávila
- Henrique Sousa Lopes Cançado
- Jaime Carrion Fialkow
- João Paulo Madureira Horta da Costa
- Laura de Carvalho Schiavon
- Lucas Meireles Paixão
- Luiz Carlos Day Gama
- Nathália Crissia Posena
- Rafael Klanfer Nunes
- Sahra Ferreira Pinheiro
- Solange Ledi Gonçalves
- Thiago Antonio Pastorelli Rodrigues
- Vinicius de Araújo Mendes
Doutorado
2010
Mestrado
- Claudio de Oliveira Lacerda
- Daniel do Nascimento Silva
- Felipe Augusto de Araujo
- Jackson Gomes Abrahao
- Mara Cristina Nogueira Teixeira
- Nina Menezes Cunha
- Raphael Castanheira Brandão
- Thiago Maciel Arantes
- Victor Haselmann Arakawa
Doutorado
- Adriano Lopes Almeida Teixeira
- Alexandre Moreira Galvao
- Carla Michelle Coelho de Andrade
- Ester Carneiro do Couto Santos
- Flaviane Souza Santiago
- Juliana Dias Alves
- Keynis Candido de Souto
- Kilvia Helane Cardoso Mesquita
- Leandro Alves Silva
- Marcus Vinicius Rodrigues Silva
- Renato Silverio Campos
- Solange Gomes Leonel
- Sylvia Ferreira Marques
- Terciane Sabadini Carvalho
- Wieland Silberschneider
2009
2008
2007
Mestrado
- Alejandro Angel Tapias
- Aline Souza Magalhães
- Carla Michelle Coelho de Andrade
- Clarissa Gindim Teixeira
- Eder Fabrício Santos Souza
- Ramon Silva Vilarins
- Ricardo Agostini Martini
- Sibelle Cornélio Diniz
- Thiago Caliari Silva
- Tiago Prata Lopes Storni
- Ulisses Pereira dos Santos
- Weslem Rodrigues Faria
Doutorado
2006
Mestrado
- Daniel Chiari Barros
- Fernando de Menezes Linardi
- Geovana Lorena Bertussi
- João Gabriel Miranda Alves Pereira
- Júlio César dos Reis
- Karina Pereira Vieira
- Pedro Vasconcelos Maia do Amaral
- Rafael Barros de Rezende
- Raimisson Rodrigues Ferreira Costa
- Vicente de Paula Azevedo Junior
- Wanderson Luiz Lopes Fortunato
- Roberto Salvador Santolin
Doutorado
2005
Mestrado
- Alessandra Coelho de Oliveira
- Bruno Dutra Badia
- Daniel Bruno de Castro Almeida
- Elisângela Sanches Januário
- Elydia Mariana Gonçalves da Silva
- Guilherme Issamu Hirata
- João Paulo de Resende
- Luís Alberto Pelicioni
- Melissa Silva Menezes
- Rodrigo Lara Pinto Coelho
- Rubens Augusto de Miranda
- Taiana Fortunato Araújo
- Victor Maia Senna Delgado
Doutorado
2004
Mestrado
- Anderson Tadeu Marques Cavalcante
- Anne Caroline Costa Resende
- Emiliano Felipe dos Santos Caruso
- Guilherme Mendes Resende
- Henrique Naves Pinheiro
- Joao Luis Resende
- Lucas Roosevelt Ferreira Linhares
- Marco Antonio Ribas Cavalieri
- Mateus Menezes Gomes Cota
- Nelson Simao de Carvalho Junior
- Rafael Almeida da Matta
- Rafael Perez Ribas
- Rangel Galinari
- Romulo Luiz Garcia
Doutorado
2003
Mestrado
- Ana Cláudia Nonato da Silva Loureiro
- Daniela Goes Paraiso
- Felipe Mottta Benevides Gadelha
- Gustavo Geaquinto Fontes
- Héder Carlos de Oliveira
- Izabel Cristina de Lima
- Jonas de Oliveira Bertucci
- Mariangela Furlan Antigo
- Marina Moreira da Gama
- Maurício Loschi de Melo
- Paulo André Camuri
- Pedro Antônio Neves Neto
- Rubens José Amaral de Brito
Doutorado
2002
2001
2000
Mestrado
- Andrey Goldner Baptista Silva
- Christian José Gomes de Souza
- Cláudia Pinelli Magalhães
- Cláudio Barra de Castro
- Daniela Almeida Raposo
- Fabiano Maia Pereira
- Fernando Simões Azevedo teste
- José Ronaldo de Castro Souza Júnior
- Leonardo Lopes Garcia
- Lilian Carla dos Reis Arquete
- Luiz Fernando Alves
- Mariângela Rangel Jacques Penido
- Rutelly Marques da Silva
O Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG oferece aos seus alunos acesso a bolsas de estudo da CAPES, do CNPq e da Fapemig, sempre que as exigências destes orgãos para a concessão de tal benefício sejam devidamente satisfeitas pelo aluno. Para os alunos do mestrado, estas bolsas têm duração de dois anos. Para alunos do doutorado a duração é de quatro anos.
1.Resolução 01.2024 - Critérios para Concessão e Renovação de Bolsas
1.Relação de Bolsistas_- Novembro 2024
Residência Pós-doutoral (RPD)
O Programa de Pós-Graduação em Economia, vinculado ao Departamento de Economia e ao Cedeplar, é um centro consolidado de pesquisa tanto teórica quanto aplicada, e de excelência internacional em ensino de Economia, obtendo nota 6 na avaliação da Capes. Estas características permitem ao Programa oferecer atividades, na modalidade de Residência Pós-doutoral (RPD), a doutores interessados em aprimorar suas atividades de pesquisa e de ensino e alcançar um nível de excelência em Economia.
Objetivo
A RPD visa possibilitar a consolidação e atualização dos conhecimentos de doutores formados em universidades brasileiras ou estrangeiras, assim como o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do profissional com título de doutor. Isto será feito por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades de ensino junto com um supervisor, professor do programa de Economia. A presente norma enquadra-se nos requerimentos da Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009 da Universidade Federal de Minas Gerais.
Requisitos e condições para candidatura
i) Dedicar-se integralmente às atividades programadas pelo programa de Pós-graduação, as quais incluem:
- participação em seminários internos e atividades didáticas, observada a regulação do órgão financiador;
- apresentação de seminários sobre seus avanços de pesquisa;
- participação em eventos científicos nacionais e internacionais, dentre outras atividades.
ii) Possuir um plano de publicações esperadas durante o período de pós-doutoramento. iii) Apresentar plano de pesquisa, descrevendo:
- objetivos do pós-doutoramento;
- plano de atividades;
- aceite do orientador e co-orientador (quando houver) de pós-doutorado;
- cronograma de atividades. A critério do Colegiado de pós-graduação em Economia, poderá ser oferecido aceite condicionado à alteração ou inclusão de algum aspecto do Plano de Trabalho.
Duração do estágio
Duração mínima de 6 (seis) meses, renovável, por mais 6 meses. A critério do Colegiado o RDP poderá ser renovada por períodos de até 12 meses. A renovação está condicionada à aprovação do relatório pelo professor supervisor e pelo Colegiado.
Documentos para inscrição
O candidato deverá entregar à Secretaria de Pós-graduação de Economia os seguintes documentos:
- Cópia do diploma de Doutor ou documento de comprove a conclusão do Doutorado;
- Cópia do currículo da Plataforma Lattes para candidatos brasileiros, e curriculum detalhado para candidatos estrangeiros;
- Proposta de pesquisa e plano de trabalho com indicação do Grupo de Pesquisa junto ao qual pretende realizar suas atividades e do professor que as supervisionará;
- Aprovação do professor supervisor;
- Pedido de formalização de RPD ao Colegiado;
- Declaração de possuir fontes de recurso que garantirão a manutenção do candidato durante o pósdoutorado em dedicação integral às atividades programadas;
- Demais documentos exigidos pela Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009;
- As candidaturas serão analisadas pelo Colegiado de Pós-Graduação em Economia.
Conclusão e Certificação
Ao final do estágio de pós-doutoramento o candidato deverá apresentar um relatório das atividades de pesquisa e ensino programadas e efetivamente realizadas, conforme detalhado no subtítulo “Requisitos e condições para candidatura”. A aprovação do relatório conferirá ao candidato a expedição de um certificado de conclusão da RPD nos termos da Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009 com especificação das atividades propostas no subtítulo mencionado.
Observações complementares
A matrícula na RPD será feita, via Sistema Acadêmico da Pós-graduação, pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia. A RPD gera vínculo de estudante com a UFMG durante a duração da RPD, tendo, assim, direito à utilização da infra-estrutura do programa de Economia e dos serviços médicos, sociais e acadêmicos oferecidos pela Universidade ao seu corpo discente segundo a regulamentação dos órgãos competentes. A RDP não gera vínculo empregatício ou funcional entre a Universidade e o pós-doutorando, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores. Toda produção intelectual que resultar pelo RDP deverá mencionar a Universidade Federal de Minas Gerais e o Departamento de Demografia/Cedeplar como local de sua realização. Casos omissos serão analisados pelo Colegiado.