Webmail Portuguese English Spanish

Pesquisa & Extensão

Home >Pesquisa & Extensão

Pesquisas e atividades de extensão

Além das atividades de formação nos seus programas de pós-graduação, o Cedeplar possui uma intensa agenda de atividades de Pesquisa e de Extensão.

As atividades de pesquisa e de extensão envolvem projetos institucionais, projetos de grupos de pesquisa e iniciativas individuais de professores e pesquisadores do centro. Os projetos frequentemente atendem a demandas do setor público, do setor privado, do terceiro setor e de organismos internacionais. Esse projetos são desenvolvidos, em geral, por equipes de pesquisa formadas por docentes pesquisadores(as) do quadro permanente da UFMG, assim como por estudantes ligados aos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos programas de pós-graduação do centro.

Para a elaboração, contratação e execução dos projetos, o Cedeplar conta a parceria das fundações de apoio ligadas à UFMG, com a Fundação IPEAD e a FUNDEP. Os projetos de pesquisa e extensão também se beneficiam das redes de colaboração nacionais e internacionais criadas tanto pelo Cedeplar, quanto por seu quadro de professores e pesquisadores, que permitem enriquecer e ampliar as equipes de pesquisa conforme a necessidade do objeto de estudo em tela.

As pesquisas realizadas no centro, também incluem tanto os projetos individuais – frequentemente apoitados por agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPs, FINEP) – como projetos institucionais. São estudos que abrangem uma diversidade de temáticas com as interfaces das linhas de pesquisa da Demografia e da Economia com outras disciplinas do conhecimento, como: economia urbana, mercado de trabalho, saúde, meio ambiente, história, entre outros. Os resultados das pesquisas demonstram importância ímpar e tem subsidiado a proposição de políticas públicas em todas as esferas de governo. Para conhecer mais sobre os projetos de pesquisas acesse item no menu lateral.

As atividades de extensão são processos educativos, artísticos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa, promovendo a interação entre universidade e a sociedade. Nessa perspectiva, a extensão é, ao lado do ensino e da pesquisa, uma das dimensões essenciais da atividade acadêmica. Para conhecer mais sobre os projetos de extensão acesse item no menu lateral.

Contato

Interessados na elaboração e contratação de projetos de pesquisa e extensão junto ao Cedeplar-UFMG podem entrar em contato com a [Diretoria do Cedeplar], com a [Secretaria Geral] ou diretamente com professores(as) dos programas de pós em [Demografia] e em [Economia].

Grupos de pesquisa

Existem atualmente no Cedeplar número importante de grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Os grupos de pesquisa são definidos pelo CNPq como um conjunto de pessoas com envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujo trabalho se faz em torno de linhas comuns de investigação e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. Estes grupos são organizados em torno de um(a) ou dois(duas) líderes, definidos com base em sua experiência, destaque e liderança no terreno científico ou tecnológico. Este conceito de grupo inclui aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes.

Listam-se abaixo os grupos de pesquisa em atuação no Cedeplar. A relação de seus integrantes e a descrição de suas linhas de pesquisa podem ser obtidas através dos links para suas páginas no Diretório do CNPq.

 

Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento econômico, Sistema Financeiro e Restrição Externa”

Grupo de Pesquisa “Economia da Ciência e da Tecnologia”

Grupo de Pesquisa “Economia da Cultura” (ECult)

Grupo de Pesquisa “Economia Política Contemporânea”

Grupo de Pesquisa “Economia Popular e Solidária”

Grupo de pesquisa “Estudos em População, Economia e Ambiente” (EPOPEA)

Grupo de Pesquisa “Grupo de Estudos em Economia da Saúde e Criminalidade” (GEESC)

Grupo de Pesquisa “História dos Transportes em Minas Gerais”

Grupo de Pesquisa “História Intelectual e História das Ideias Econômicas”

Grupo de Pesquisa “Metodologia e História do Pensamento Econômico”

Grupo de Pesquisa “Mortalidade, Morbidade e Saúde” (GEMS)

Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia da China” (NEP-China)

Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada” (NEMEA)

Grupo de Pesquisa “Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social” (PEDES)

Grupo de Pesquisa em Fecundidade e Saúde Sexual e Reprodutiva (Ycamiabas)

Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento (GPPD)

Procedimentos para registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Para participar do Diretório dos Grupos de Pesquisa é necessário, inicialmente, submeter o grupo à avaliação e aprovação da Câmara Departamental. Cumprida essa etapa, a solicitação de cadastro do líder deverá ser encaminhada pela Chefia Departamental à PRPq através do email: prc@prpq.ufmg.br. A mensagem deve conter as seguintes informações:

  • Nome do Grupo;
  • Data da aprovação pela Câmara Departamental;
  • Tema abordado pelo Grupo;
  • Nome do líder do grupo de pesquisa;
  • Titulação Máxima do líder do grupo;
  • Telefone e e-mail de contato do líder do grupo;

A seguir, o líder  do grupo deverá fazer o cadastro das informações sobre o grupo no Diretório do CNPq. Por fim, após providenciar o envio das informações à Base do Diretório dos Grupos de Pesquisa, o CNPq solicitará à PRPq a "Certificação" do mesmo, que será feita considerando a sua aprovação na Câmara Departamental.

Importante:

  • Estes procedimentos só poderão ser efetuados pelo departamento de origem do líder do grupo de pesquisa.
  • O líder do grupo de pesquisa deve atualizar freqüentemente a página do grupo de pesquisa. Sempre que fizer o acesso à página, mesmo que não haja necessidade de alteração nas informações já cadastradas, é recomendado ao líder que efetue a introdução de alguma alteração em qualquer campo (por exemplo, a inserção de um espaço em branco), e então faça o "envio ao CNPq". Isso evita que o grupo seja considerado como "não atualizado".

Projetos de pesquisa

As pesquisas desenvolvidas no CEDEPLAR envolvem projetos para os setores público e privado, os quais abrangem uma diversidade de temáticas com as interfaces das linhas de pesquisa da Demografia e da Economia com outras disciplinas do conhecimento, como: saúde, meio ambiente, história, urbanização, entre outros.

Os projetos de pesquisa têm sido financiados por órgãos nacionais e internacionais como a FINEP, o Ministério do Interior (SUDAM), o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Planejamento, Ministério do Meio Ambiente, IDRC-Canadá, OMS, Fundação FORD, Fundação Rockefeller, Fundação Hewlett, FAPEMIG, CNPQ, entre outros. Os resultados das pesquisas demonstram importância ímpar e tem subsidiado a proposição de Políticas Públicas em todas as esferas de governo.

Como parte do Projeto Memória das Pesquisas Institucionais do Cedeplar, buscou-se dar continuidade à iniciativa do catálogo, disponibilizando, de forma atualizada, as pesquisas desenvolvidas pelo Cedeplar. Para consultá-las basta acessar o link da Plataforma AtoM: memoria.face.ufmg.br. AtoM significa “Access to Memory” (Acesso à Memória) e é um software livre com o código-fonte aberto, desenvolvido para ser uma interface de acesso aos documentos arquivísticos. A plataforma permite busca de documentos sob diferentes formatos como autor, ano, palavra-chave.

Através dessa plataforma, o CEDEPLAR e a UFMG entregam para a sociedade de forma livre e gratuita o acesso aos resultados produzidos nas principais pesquisas desenvolvidas na Instituição. Essa plataforma reforça o nosso compromisso com o conhecimento e com o desenvolvimento da ciência voltado para promover bem estar da sociedade.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Cedeplar uma das atividades propostas foi o desenvolvimento do “Projeto Memória das Pesquisas Institucionais” que inclui o levantamento, tipificação e organização dos documentos de pesquisas institucionais do Cedeplar desde 1968. Este projeto resultou no “Catálogo de Pesquisas Institucionais do Cedeplar-UFMG (1968-2017)” que é um instrumento de pesquisa estático e pode ser consultado através da imagem abaixo.

 

Projetos de Extensão

Ao lado do ensino e da pesquisa, a extensão contribui para a produção e democratização do conhecimento a partir da interface com a comunidade não universitária. De caráter interdisciplinar, as atividades de extensão do Cedeplar têm sido realizadas junto aos mais diversos setores da sociedade, contribuindo tanto para a compreensão ampliada dos problemas contemporâneos quanto para a atuação desses setores na esfera pública.

Listam-se, abaixo, alguns dos projetos de extensão realizados por professores e alunos do Cedeplar.

A relação de seus integrantes e a descrição dos projetos podem ser obtidas através dos links para suas páginas no Diretório do Siex:

Economia Sem Limites

O projeto Economia Sem Limites nasceu a partir do anseio pela democratização do conhecimento produzido na universidade pública para além de suas fronteiras físicas e simbólicas. Tais anseios levaram a construção de um projeto de extensão que procurasse trazer as principais discussões que tomavam o noticiário brasileiro para as salas de aula do ensino médio, a partir de uma articulação entre professores universitários, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, professores da rede pública de ensino e os jovens estudantes do ensino médio.

Colméia

O grupo Colméia surgiu em 2014 como uma iniciativa de estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Atualmente, contamos com professores e estudantes de graduação e pós-graduação de várias áreas da UFMG. Nosso objetivo é construir estratégias de pesquisa e extensão em conjunto com os atores da economia popular e solidária em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Os referenciais teóricos de nossas pesquisas se amparam nos estudos urbanos, outras economias (economia social e solidária, economia popular, economia plural, economias diversas) e estudos decoloniais. Nossos projetos de extensão envolvem apoio a iniciativas econômicas populares, especialmente em seus processos de comercialização.