O Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Minas Gerais, foi criado em 1968 tendo como área de concentração a Economia Regional. Ao longo do tempo o curso diversificou sua estrutura curricular e seu programa de pesquisas pela incorporação de diversos outros campos temáticos da economia, cuja diversidade pode ser vista nos Grupos de Pesquisa e no perfil de atuação e publicação de professores e pesquisadores. Oferece, em nível acadêmico e em tempo integral com dedicação exclusiva, cursos de Mestrado e Doutorado.
Consolidando décadas de experiência, o programa passou por uma reestruturação em 2001, com a criação do doutorado e a mudança da estrutura curricular do mestrado, com ingresso por meio do Exame ANPEC. Uma das diretrizes básicas desse processo foi a manutenção do pluralismo teórico, ao mesmo tempo em que se assegurou a oferta do núcleo duro de disciplinas dos cursos convencionais de economia – microeconomia, macroeconomia e métodos quantitativos.
Juntamente com a reforma curricular e a criação do curso de doutorado, o programa passou a planejar e a implementar um processo significativo de internacionalização. Esse processo incluiu não só a formação do quadro docente atrelado ao programa, mas também a construção de redes internacionais de cooperação através do intercâmbio de professores e pesquisadores. Um dos resultados desse processo foi o aumento significativo das publicações internacionais dos professores programa.
Outro marco importante para o programa foi a mudança para as novas instalações da Faculdade de Ciências Econômicas no campus Pampulha, em 2008. A mudança significou a melhoria substantiva das instalações do Cedeplar, incluindo salas de pesquisa, gabinetes e espaços comuns, novos auditores, biblioteca 20 horas, além de permitir o estreitamento da relação com outras unidades da universidade.
Uma das características mais marcantes do Programa de Pós Graduação em Economia do Cedeplar é a participação permanente dos seus professores nos dois cursos de graduação do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG: o curso de Ciências Econômicas e o curso de Relações Econômicas Internacionais, avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Todos os professores do programa de pós-graduação lecionam semestralmente disciplinas nos cursos de graduação. Assim, alunos de graduação dos programas de iniciação científica convivem com alunos de mestrado, doutorado e outros pesquisadores e professores experientes nos diversos grupos de pesquisa. Essa relação leva à permanente renovação dos programas de curso, além da reforçar o pluralismo de ideias nos dois níveis de ensino.
Em função de todos esses fatores, os programas de mestrado e doutorado têm experimentado um processo continuo de aperfeiçoamento. Como reflexo dessa trajetória, o programa manteve conceito 6 na última avaliação da Capes.
A coordenação didática do Programa de Pos-graduação em Economia é exercida por um Colegiado, que elege um(a) coordenador(a) com mandato de dois anos.
Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Economia abriga os cursos de Mestrado e Doutorado e suas áreas de concentração refletem as linhas de pesquisa desenvolvidas no programa. O curso de mestrado apresenta uma área de concentração, denominada Economia, e o curso de doutorado contempla três áreas de concentração:
A área de concentração Economia Aplicada trata dos conteúdos de Microeconomia e Macroeconomia Aplicada. Nessa área, o centro tem diversos grupos de pesquisa, incluindo as temáticas de Organização Industrial, Macroeconomia e Finanças Internacionais, Crescimento Econômico, Economia Monetária, Economia do Bem Estar Social e Economia da Tecnologia.
A área de Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento contempla diversas questões dos campos da Economia Regional, da Economia Urbana e do Desenvolvimento Econômico, tratando estes campos do conhecimento de tanto de forma autônoma quanto integrada.
A área de História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico trata de forma ampla dos conteúdos de história econômica, inclusive em suas conexões com a história demográfica e história social, da economia política, e da história do pensamento econômico, incluindo também questões relativas à metodologia e à filosofia da economia.
O Programa de Pós-Graduação em Economia apresenta longa experiência de trabalho conjunto de docentes e entre estes e o corpo discente. O Programa envolve atividades de ensino e de pesquisa, com grande ênfase em questões relativas a estudos de economia aplicada e suas implicações para as políticas públicas, além de aproveitar as sinergias interdisciplinares com o Programa de Pós Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG, não apenas em termos de infra-estrutura física, mas também na esfera acadêmica, especialmente nas áreas de economia do trabalho e migrações.
Conjuntamente, os programas de pós-graduação do Cedeplar contam com mais de vinte grupos de pesquisa registrados no CNPq. Os grupos refletem o pluralismo teórico, a diversidade da formação de seu corpo docente e a transdisciplinaridade da produção acadêmica dos professores do Centro.
Os cursos de mestrado e doutorado do programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar buscam oferecer sólida formação acadêmica, marcada por pluralidade teórico-metodológica e amparada por pesquisas na fronteira do conhecimento nas áreas de economia aplicada, metodologia, economia política, história e teoria econômica. O Programa visa a reflexão sobre questões pertinentes à ciência e história econômica, como também estimular a avaliação e formulação de políticas públicas. O aumento da internacionalização do Programa tem sido um objetivo alcançado com êxito, juntamente com o estímulo à produção intelectual na forma de publicações para docentes e discentes, em associação com as linhas de pesquisa, e com a titulação dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado.
As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar refletem a diversidade de formação e especialização do seu corpo docente, abrangendo amplo espectro de áreas, estando representadas por grupos de pesquisa no CNPq sob a liderança dos professores do Programa. As linhas de pesquisa são, principalmente:
Na avaliação da pós-graduação brasileira conduzida pela Capes em 2017, o Programa de Pós-graduação em Economia do Cedeplar-UFMG obteve o conceito 6. Este resultado coloca o programa do Cedeplar entre os melhores cursos de pós-graduação em economia do país, confirmando o bom desempenho de todos os indicadores em comparação com as avaliações anteriores.
O(a) aluno(a) deverá cumprir pelo menos 28 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas. A maioria dos créditos é normalmente cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano (ver o quadro abaixo).
As disciplinas obrigatórias consistem de dois cursos na área de Teoria Econômica (Macroeconomia I e Microeconomia I), dois cursos de Métodos Quantitativos (Economia Matemática e Econometria I) e o Seminário de Dissertação.
Semestre | Disciplina | Natureza | Carga Horária / Créditos |
1º | Microeconomia I | OB | 60/04 |
Macroeconomia I | OB | 60/04 | |
Econometria I | OB | 60/04 | |
Economia Matemática | OB | 30/02 | |
2º | |||
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 180/12 | |
3º | |||
Seminário de Dissertação | OB | 30/02 |
A estrutura curricular (Mestrado e Doutorado) visa contemplar tanto a oferta de um curso padrão de pós-graduação em economia, quanto as diferentes áreas de especialização do centro. Esse objetivo está concretizado na proposta em áreas de concentração. No mestrado existe apenas uma área: Economia. Já no Doutorado, desde 2015, temos três sub-áreas:
Essas áreas possuem Disciplinas Obrigatórias Comuns (OB) e Disciplinas Optativas de Área (OPA).
Adicionalmente, a oferta de Disciplinas Optativas Comuns (OPC) está organizada em quatro campos de conhecimento: Economia do Trabalho; Economia Internacional; Organização Industrial, Economia da Tecnologia e da Regulação; Economia Política. A oferta semestral de disciplinas de cada campo depende da disponibilidade docente e da demanda dos alunos. As disciplinas sobre Tópicos Especiais e Tópicos Avançados complementam a oferta de optativas.
A cada disciplina é atribuído um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas/aula.
O(a) aluno(a) deverá cumprir pelo menos 28 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas. A maioria dos créditos é normalmente cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano (ver o quadro abaixo).
As disciplinas obrigatórias consistem de dois cursos na área de Teoria Econômica (Macroeconomia I e Microeconomia I), dois cursos de Métodos Quantitativos (Economia Matemática e Econometria I) e o Seminário de Dissertação.
Semestre
|
Disciplina |
Natureza
|
Carga Horária /
Créditos |
1º
|
OB
|
60/04
|
|
OB
|
60/04
|
||
OB
|
60/04
|
||
OB
|
30/02
|
||
2º
|
|||
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP
|
180/12
|
|
3º
|
|||
OB
|
30/02
|
Por sua vez, o elenco de disciplinas optativas reflete, em grande parte, as vocações de pesquisa do programa.
Disciplinas Optativas do Mestrado |
Carga Horária/ Créditos |
60/04 | |
60/04 |
|
60/04 |
|
30/02 |
|
Pré-Requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
Pré-Requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
60/04 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
Pré-Requisito: Microeconomia I |
30/02 |
30/02 |
|
30/02 |
|
Pré-Requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
30/02 |
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
Pré-Requisito: Microeconomia I |
30/02 |
30/02 |
|
30/02 |
|
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
30/02 |
|
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
Pré-Requisito: Macroeconomia I |
60/04 |
60/04 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 | |
Pré-Requisito: Econometria I |
60/04 |
Pré-Requisito: Microeconomia I |
60/04 |
30/02 |
|
Pré-Requisito: Microeconomia I |
30/02 |
60/04 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
Pré-Requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
60/04 |
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
60/04 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
|
30/02 |
O(a) aluno(a) deverá cumprir um mínimo de 40 créditos. Destes, 16 créditos consistem em disciplinas obrigatórias e pelo menos 12 em optativas de área e 12 de optativas comuns. A maior parte dos créditos é cursada ao longo do três semestres iniciais do curso, permitindo que o(a) aluno(a) disponha de mais tempo para se dedicar à elaboração da tese a partir do quarto semestre (ver o quadro abaixo).
Além das disciplinas obrigatórias comuns ao mestrado e doutorado (Macroeconomia I, Microeconomia I), o(a) aluno(a) deverá cursar as disciplinas obrigatórias Metodologia da Economia, Estágio Docente I e Seminário de Tese.
Semestre |
Disciplina |
Natureza |
Carga Horária / Créditos |
1º |
OB |
60/04 |
|
OB |
60/04 |
||
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
2º |
OB |
60/04 |
|
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
3º |
OB |
30/02 |
|
Optativas de Área e/ou Comuns |
OP |
150/10 |
|
4° |
OB |
30/02 |
As disciplinas optativas refletem as vocações de pesquisa do programa:
Áreas de Concentração: EA – Economia Aplicada; ERUD – Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento; HEP – História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.
Áreas |
Disciplinas |
Carga Horária/ |
||
EA |
ERUD |
HEP |
||
OPA |
OPA |
OPA |
60/04 | |
OPA | OPA | OPA | 60/04 | |
OPA |
OPA |
OPC |
60/04 | |
OPA |
OPA |
OPC |
Pré-requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
60/04 | |
OPA |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPA |
OPC |
Pré-requisito: Microeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPA |
OPC |
Pré-requisito: Econometria I |
60/04 |
OPA |
OPA |
OPC |
Pré-requisito: Microeconomia I |
60/04 |
OPC |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPC |
OPA |
OPC |
Pré-requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
30/02 |
OPC |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPC |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPC |
OPA |
OPC |
Pré-requisito: Microeconomia I e Macroeconomia I |
60/04 |
OPC |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPC |
OPA |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
Desigualdade e Pobreza
|
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Econometria I e Economia Matemática |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Microeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Macroeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Macroeconomia I |
60/04 |
OPA |
OPC |
OPC |
Pré-requisito: Microeconomia I |
30/02 |
OPA |
OPC |
OPC |
60/04 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPA |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPA |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
60/04 | |
OPC |
OPC |
OPA |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPA |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPA |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPC |
30/02 | |
OPC |
OPC |
OPC |
30/02 |
Semestre | Disciplina | Natureza | Carga Horária / Créditos |
1º | Microeconomia I | OB | 60/04 |
Macroeconomia I | OB | 60/04 | |
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 150/10 | |
2º | Metodologia da Economia | OB | 60/04 |
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 150/10 | |
3º | Estágio Docente I | OB | 30/02 |
Optativas de Área e/ou Comuns | OP | 150/10 | |
4° | Seminários de Tese | OB | 30/02 |
Para obter o grau de Mestre em Economia o aluno deverá completar o mínimo de 28 créditos em disciplinas de pós-graduação e ser aprovado na defesa pública de dissertação.
Para obter o grau de Doutor em Economia, o aluno deverá completar o mínimo de 40 créditos em disciplinas de pós-graduação e ser aprovado nos exames de qualificação e na defesa pública de tese.
Requer-se do aluno a frequência às atividades correspondentes a cada disciplina em que se encontre matriculado, ficando reprovado o aluno que não comparecer a dois terços, no mínimo, das aulas e demais trabalhos programados para integralização dos créditos.
O rendimento escolar em cada disciplina é aferido através de um sistema de pontos e conceitos. No quadro abaixo, se explicita a correspondência entre cada conceito expresso literalmente e o valor numérico de pontos acumulados pelo aluno na disciplina:
Conceito | Total de Pontos |
A – Excelente | 90 a 100 pontos |
B – Ótimo | 80 a 89 pontos |
C – Bom | 70 a 79 pontos |
D – Regular | 60 a 69 pontos |
E – Fraco | 40 a 59 pontos |
F – Rendimento Nulo | 0 a 39 pontos |
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver o conceito D ou melhor. O aluno que obtiver o conceito E ou F por mais de uma vez será desligado do curso. A juízo do Colegiado de Coordenação Didática, poderá ainda ser desligado o aluno que, nos três primeiros semestres, não alcançar nas disciplinas cursadas média igual ou superior ao conceito C. Tal média é estimada usando-se como ponderação para cada conceito obtido o número de créditos da disciplina correspondente e atribuindo-se os seguintes valores aos conceitos:
A = 5 | B = 4 | C = 3 | D = 2 | E = 1 | F = 0 |
Os créditos obtidos em qualquer disciplina só terão validade para efeito de obtenção do grau durante o prazo máximo para a conclusão do curso. O estudante só poderá apresentar dissertação ou tese após completar o número mínimo de créditos requerido e ter obtido aprovação em todas as disciplinas obrigatórias.
A dissertação ou tese são elaboradas sob a supervisão de um professor-orientador, indicado pelo Colegiado do Curso, atendendo ao interesse do aluno. O orientador de dissertação deve, em princípio, possuir o título de doutor (exigência obrigatória para orientadores de tese), dedicar-se à atividade de pesquisa e ter seu nome aprovado pelo Colegiado de Curso e homologado pela Câmara de Pós-Graduação da UFMG.
O estudante deve registrar seu projeto de dissertação ou tese na Secretaria do Curso. Para tanto, o projeto deverá ter sido aprovado pelo professor-orientador e homologado pelo Colegiado de Curso. O projeto deverá indicar o título, ainda que provisório, a justificativa do trabalho, os métodos a serem adotados e a literatura a ser consultada.
Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou trabalho equivalente e da tese o candidato que obtiver a aprovação unânime da Comissão Examinadora.
A coordenação didática dos cursos é exercida por um colegiado, constituído por sete representantes dos professores que colaboram no curso e um representante dos alunos, com mandatos de dois anos e um ano respectivamente.
Este colegiado elege, dentre seus membros representantes dos professores, um coordenador, com mandato de dois anos. O coordenador do Colegiado, com mandato de abril de 2020 a março de 2022 é o professor Edson Paulo Domingues.
Integram também o Colegiado os professores Rafael Saulo Marques Ribeiro (sub-coordenador), Marcia Siqueira Rapini, Gustavo Britto, Leonardo Gomes de Deus, Pedro Vasconcelos Maia do Amaral, além de representantes discentes.
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013
Áreas de interesse: economia do meio ambiente; economia regional e urbana; modelos de equilíbrio geral computável
Doutora em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002
Áreas de interesse: Economia social; demografia econômica; métodos quantitativos
Ph.D. em Economia, Land Economy Department, University of Cambridge, 2011
Áreas de interesse: economia monetária e financeira; economia regional; economia internacional
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001
Áreas de interesse: econometria espacial, economia matemática, educação, economia social e dinâmica demográfica.
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2017
Áreas de interesse: desenvolvimento e crescimento econômico; economia do setor público; métodos de análise regional; modelos de equilíbrio geral computável
Doutor em Economia, Universidade de São Paulo, 2002
Áreas de interesse: economia regional; modelos de equilíbrio geral computável
Doutor em Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998
Áreas de interesse: economia política contemporânea; economia da ciência e da tecnologia
Doutor em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012
Áreas de interesse: Macroeconomia; crescimento econômico e desenvolvimento econômico e regional.
Ph.D. em Economia, New School for Social Research, 2001
Áreas de interesse: macroeconomia; economia internacional; desenvolvimento econômico
Ph.D, Land Economy Department, University of Cambridge, 2008
Áreas de interesse: Desenvolvimento econômico; mudança estrutural, complexidade econômica, economia da ciência e da tecnologia, economia regional.
Doutor em Filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005
Áreas de interesse: metodologia e história do pensamento econômico
Doutor em Estatística, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014
Áreas de interesse: métodos quantitativos em economia; probabilidade e estatística; séries temporais
Ph.D, Land Economy Department, Universidade de Cambridge, 2015
Áreas de interesse: desenvolvimento; crescimento econômico; comércio internacional; economia aplicada
Doutor em Matemática, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2014
Áreas de interesse: economia matemática; microeconomia; finanças; equilíbrio geral; economia comportamental; teoria da decisão
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005
Áreas de interesse: economia da saúde; saúde e envelhecimento populacional; microeconomia
Doutor em História, Universidade de São Paulo, 2004
Áreas de interesse: demografia histórica, modernização dos transportes, planejamento e desenvolvimento regional.
Ph.D. em Economia, University of London, 1999
Áreas de interesse: Sistemas Financeiro e Bancos de Desenvolvimento, Transição Verde, Green Finance; Ambientes de Inovação
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008
Áreas de interesse: história econômica; métodos e técnicas de demografia histórica; demografia do mercado de trabalho
PhD em Economia, University of Illinois at Urbana-Champaign, 2006
Áreas de interesse: macroeconomia; finanças internacionais; econometria de séries de tempo e macro-finanças; DSGE
Doutora em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015
Áreas de interesse: economia política internacional; comércio internacional; integração regional
Ph.D. em Economia, Land Economy Department, University of Cambridge, 2013
Áreas de interesse: Economia espacial; economia regional e urbana; métodos de análise regional.
Ph.D. em Economia, Department of Land Economy, University of Cambridge, 2016
Áreas de interesse: Economia aplicada; desenvolvimento econômico e regional; econometria de séries de tempo e dados em painel.
Ph.D. em Planejamento Urbano, University of California - Los Angeles, 2004
Áreas de interesse: Planejamento Urbano e Regional, Urbanização, Planejamento Metropolitano
Doutora em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016
Áreas de interesse: economia social; economia popular e solidária; economia da cultura
Doutor em Economia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2014
Áreas de interesse: desenvolvimento econômico; sistemas de inovação; desenvolvimento regional
Doctorat em Economia, Université de Paris X - Nanterre, 1987
Áreas de interesse: trabalho e tecnologia na indústria; economia política; economia solidária