O próximo evento do V Ciclo de Seminários sobre Metodologia e História do Pensamento Econômico será apresentado por Luiz Felipe Bruzzi Curi, residente pós-doutoral no Cedeplar-UFMG. Sua exposição abordará o tema do Historicismo e Socialismo de Estado na Alemanha.

O texto base da apresentação é um capítulo da tese "Nationalökonomie nos trópicos: pensamento econômico alemão no Brasil (1889-1945)", cuja íntegra também pode ser baixada no repositório da USP.

O seminário acontecerá no dia 27 de setembro, quinta-feira, a partir das 14h30, no auditório 1 da FACE-UFMG.

 

O Cedeplar lança hoje no III Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), que acontece na Universidade Federal de Uberlândia, o Livro "Experiências de Interação Universidade-Empresa no Brasil".

O livro foi organizado pelos pesquisadores Renato Garcia da Unicamp, Márcia Rapini do Cedeplar e Sívio Cário da UFSC.

O livro conta com 16 capítulos e com a colaboração de 38 pesquisadores de 18 instituições de pesquisa. O livro contribui com o debate acerca da contribuição da interação universidade-empresa no fomento à inovação nas empresas.

Link para download:

Todos os vídeos do workshop "Fronteiras da Economia Urbana: Grandes Projetos Urbanos, Dinâmica Imobiliária e Gentrificação" estão disponíveis no Canal do YouTube da FACE/UFMG

https://www.youtube.com/channel/UCLh2o7J1vLBBu4y8Gg7NevA.

 

O Workshop “Fronteiras da Economia Urbana: Grandes Projetos Urbanos, Dinâmica Imobiliária e Gentrificação” será um espaço aberto e diverso para o compartilhamento de reflexões sobre o estado da arte em Economia Urbana e os tópicos de grandes projetos urbanos, dinâmica imobiliária e gentrificação. Por um lado, o Workshop oferecerá a oportunidade de aprendizado e discussão teórica, com um mini-curso e com as mesas redondas. Por outro lado, promoverá a socialização dos resultados da pesquisa “Grandes Projetos Urbanos: o Estado e a Gentrificação na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, um projeto de pesquisa conduzido pelo Cedeplar/UFMG entre 2017 e 2018 e financiado pelo Lincoln Institute of Land Policy. Será o momento de especialistas da área debaterem os resultados empíricos dessa pesquisa.

A participação de jovens acadêmicas e acadêmicos é encorajada, e generosamente apoiada pelo Institute of New Economic Thinking (INET), por meio do Young Scholars Initiative (YSI), promovendo a disseminação do debate acadêmico plural e engajado.

O evento é aberto e gratuito a todos interessados e interessadas.

Inscrições encerradas

DATA: de 10 a 12 de setembro de 2018
LOCAL: Auditório 3 da FACE/UFMG
Av. Antônio Carlos 6627 - 30270-901 - Belo Horizonte – MG – Brasil

É com muita satisfação que a diretoria do Cedeplar convida a todos para o Lançamento do livro Alternativas para uma Crise de Múltiplas Dimensões. O livro é uma contribuição coletiva dos professores do Cedeplar para o debate atual sobre a crise no Brasil. São diferentes visões sobre múltiplas dimensões do contexto de crise atual.

O livro marca o início da Coleção População e Economia no formato E-Book, totalmente gratuito e acessível à sociedade.

É o Cedeplar entregando para a sociedade os resultados científicos produzidos por nossos professores!

link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=eU2kk4cgY1w

 

 

Data: 05 de setembro de 2018

Horário: 14h30

Local: Bloco de Auditórios - FACE/UFMG