UFMG é a instituição de ensino superior com o maior número de trabalhos vencedores do Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar, o mais importante reconhecimento aos trabalhos acadêmicos com foco em saúde suplementar.

Se você tem um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) com foco em saúde suplementar nas áreas de Economia, Direito e Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde, não perca a chance de manter essa tradição e sustentar a UFMG no topo dessa lista.

Além do certificado, o primeiro lugar de cada categoria recebe um prêmio de R$ 10 mil e o segundo, de R$ 5 mil. As inscrições são gratuitas, mas atenção! Você só tem até 15 de setembro para enviar seu trabalho.

Confira o regulamento completo e inscreva-se

Visite http://www.iess.org.br/?p=premio

A Folha, com o apoio do Banco Mundial, realiza no próximo dia 21 de agosto, terça-feira, o seminário E Agora, Brasil? - Saúde.

No evento, os participantes debaterão o futuro e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, que completa 30 anos.

Entre os participantes estão Edson Araújo (economista sênior do Banco Mundial), Leonardo Vilela (presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde), Mauro Junqueira (presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde) e a economista Mônica Viegas, professora da UFMG. O debate será  mediado pela jornalista Claudia Collucci.

O seminário acontecerá a partir das 9h, no auditório da Folha, na sede do jornal (Al. Barão de Limeira, 425, Campos Eliseos - São Paulo).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no link: http://eventos.folha.uol.com.br/evento/e-agora-brasil/206.

Encontra-se disponível abaixo a listagem com nome dos candidatos que tiveram seus pedidos deferidos para matricular-se em disciplinas isoladas e devem seguir os os procedimentos:

*O candidato que se matriculou em qualquer outro programa da UFMG para disciplina isolada para o  2º/2018 e teve seu pedido deferido e já efetuou o pagamento da GRU, não há necessidade de efetuar um novo pagamento, basta trazer a cópia.

*Os candidatos estrangeiros só poderão efetuar o pagamento da GRU após comparecer pessoalmente a secretaria para preencher o formulário de matrícula com os documentos: Cópia e original do CPF, passaporte e página de identificação constante em passaporte válido com visto temporário de estudante ou permanente e cédula de identidade expedida pela Polícia Federal (RNE).

Para os candidatos brasileiros:

- Efetuar o pagamento da Guia de recolhimento da união - GRU no valor de R$ 194,57 - acessar o site para efetuar o preenchimento e emissão da GRU

As instruções para preenchimento da Guia de Recolhimento da União:

* O pagamento será efetuado somente em agências, caixas eletrônicos, site de internet e aplicativos para smartphone do Banco do Brasil

* Gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) pela internet, no endereço: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

* Preencher o formulário informando os seguintes dados:

- Unidade Gestora: 153062

- Selecionar Gestão: 15229 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

- Selecionar o Código de Recolhimento: 28832-2 - SERVIÇOS EDUCACIONAIS

* Clicar em Avançar

*Preencher somente os campos obrigatórios como CPF, Nome completo, valor principal (R$ 194,57)  e valor total (R$ 194,57)

*Selecionar a opção "Geração em PDF"

- Comparecer pessoalmente a secretaria no horário de 9h às 11h e de 14h às 17h  com cópia do comprovante de pagamento do GRU, RG, CPF (não serão aceitos cópia de CNH), e preencher o formulário de matrícula.

- Para servidores da UFMG

- Cópia do último contracheque e autorização da chefia

- cópia da Carteira de Identidade e CPF (não serão aceitos cópia de CNH)

RESULTADO ECONOMIA

RESULTADO DEMOGRAFIA

Para refletir sobre o envelhecimento populacional e discutir, a partir do diagnóstico sobre da rápida transformação demográfica do Brasil, as inter-relações desse movimento populacional com a economia, planejamento e políticas públicas, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão promovem o seminário “Demografia Econômica e Envelhecimento Populacional no Brasil: Desafios e perspectivas para políticas públicas”. A atividade acontece dia 20 de agosto, na sede do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em Brasília. O evento conta com o apoio do Projeto “Demographic transition: opportunities and challenges to achieve the SDGs in Latin America and the Caribbean”, do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento, coordenado pelo CELADE-Divisão de População da CEPAL.

Maiores informações: http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/noticias/ultimas/1980-demografia-economica-e-envelhecimento-populacional-no-brasil-e-tema-de-seminario-em-brasilia

Mariana de Araújo Cunha, Mestre em Demografia pelo CADEPLAR, foi selecionada para o Curso de Sociologia na University of Oxford, com duração de três anos. Ela fará parte do importante projeto  "Family size matters: How low fertility affects the (re)production of social inequalities" (https://www.sociology.ox.ac.uk/funding/family-size-matters-how-low-fertility-affects-the-re-production-of-social-inequalities.html). Tema de maior interesse nas linhas de pesquisa do Cedeplar no âmbito demográfico.