Home >Notícias >Professor do Cedeplar recebe bolsa Fulbright para visitar a Universidade de Chicago

O professor Carlos Eduardo Suprinyak, do programa de pós-graduação em Economia do Cedeplar/UFMG, foi contemplado com uma bolsa no programa Junior Faculty Member Award, da Comissão Fulbright Brasil. Essa bolsa financiará sua estadia como pesquisador visitante junto ao Center for Latin American Studies, da Universidade de Chicago, entre setembro e dezembro de 2017. O período em Chicago será dedicado à pesquisa atualmente desenvolvida pelo professor Suprinyak sobre a institucionalização do ensino e da pesquisa em Economia no Brasil durante as décadas de 1960 e 1970. Essa pesquisa, que se encontra na interseção entre a história do pensamento econômico e a sociologia do conhecimento científico, explora o papel de instituições norte-americanas no processo de criação e consolidação dos centros brasileiros de pós-graduação em Economia. Resultados parciais já se encontram publicados na série de Textos para Discussão do Cedeplar (TD 514, TD 520 e TD 545).

O professor Suprinyak encontra-se atualmente em afastamento sabático de suas atividades docentes na UFMG. Além da visita a Chicago, ele estará entre março e agosto vinculado à Université Lumière Lyon 2, como pesquisador-convidado do laboratório Triangle, além de passar os meses de janeiro e fevereiro de 2018 na Duke University, como Research Fellow do Center for the History of Political Economy.