Os alunos, professores e pesquisadores do Cedeplar tem à disposição excelente infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades. O centro está instalado no moderno prédio da Faculdade de Ciências Econômicas , inaugurado em 2007, usufruindo de suas salas, auditórios e da Biblioteca Emílio Moura, aberta 24 horas por dia. Conta também com laboratórios de informática e salas de estudos, aulas e reuniões de uso exclusivo de pessoas ligadas ao Cedeplar. Além disso, docentes e discentes tem acesso à grande acervo de periódicos, revistas de publicação científica e bases de dados constantemente atualizados.
A expansão das atividades de ensino em todos os níveis têm exigido do Cedeplar, instalações que reflitam e reforcem a qualidade da instituição. Assim, uma constante avaliação da infra-estrutura existente se torna necessário.
A instituíção busca sempre a readequação e revitalização dos seus espaços físicos de forma a oferecer à comunidade acadêmica infra-estrutura física adequada para a realização das mais diversas atividades voltadas ao ensino e aprendizagem.Para a realização dessas atividades, o Cedeplar conta com 5 auditórios devidamente aparelhados para apresentações multimídia:
Os auditórios são utilizados para diversos seminários e conferências com os objetivos de tornar público o trabalho realizado pelo centro, discutir o cenário político-econômico contemporâneo e promover intercâmbio acadêmico com pesquisadores de outras faculdades e universidades.
O uso da tecnologia é cada vez mais intenso em todos os setores da sociedade, em especial no meio acadêmico. Para atender às necessidades de alunos e pesquisadores, o Cedeplar conta com três laboratórios de informática para uso exclusivo de pessoas ligadas ao centro. Esses espaços também recebem aulas da pós-graduação e são equipados com toda aparelhagem necessária para exposições multimídia, além de 48 computadores instalados com os principais softwares utilizados nas pesquisas de pós-graduação.
Os(as) professores(as) do corpo permanente do CEDEPLAR, somados os departamentos de Economia e Demografia, utilizam gabinetes de uso exclusivo, além de 4 gabinetes para professores e pesquisadores residentes, 2 gabinetes para alunos/pesquisadores de pós-doutorado, 7 salas de pesquisa e uma sala coletiva de estudos para alunos da pós graduação.
Têm também à disposição a infraestrutura de salas de aula da Faculdade de Ciências Econômicas na qual está instalado, contando com 1 sala com capacidade para 32 pessoas, 12 salas com capacidade para 45 pessoas, 1 sala com capacidade para 50 pessoas e 9 salas que comportam até 60 pessoas, todas devidamente equipadas para exposições multimídia.
A Biblioteca do Cedeplar foi criada em 1969, com o objetivo de oferecer produtos e serviços informacionais necessários ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e de extensão do Centro. Atende principalmente aos professores, pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação em Economia e Demografia .
Em 2008, com a mudança para a nova sede da FACE no campus Pampulha da UFMG, a Biblioteca do Cedeplar foi incorporada à Biblioteca Emílio Moura, com a transferência de todo o seu acervo e de sua equipe. No total, foram agregados à biblioteca Emílio Moura aproximadamente 18 mil títulos de livros, monografias, 967 teses e dissertações, 250 títulos de periódicos, sendo 86 títulos correntes.
Os alunos e professores do Cedeplar contam ainda com o acervo das demais bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
Para mais informações visite a página da Biblioteca Emílio Moura.
A Rede Cedeplar começou a ser constituída a partir de 1990 com a aquisição das primeiras estações de trabalho Sun. Através do apoio das diversas diretorias que passaram pela direção do Cedeplar nos últimos anos e ao esforço de projetos de pesquisa, investindo em tecnologia de ponta, foi possível montar uma grande estrutura computacional. Hoje, o Cedeplar é um dos poucos centros do país capaz de fornecer tabelas de informações sociais a partir de grandes bases de dados. Já faz parte da cultura do Cedeplar o uso dessa tecnologia de ponta fundamental para fornecer agilidade ao processamento de grandes bases de dados com respectivo investimento em recursos computacionais: equipamentos, bases de dados e softwares, também permitindo que alunos, professores, pesquisadores e funcionários do centro troquem informações com membros de outras instituições congêneres em todo o mundo.
Possui estrutura de servidores, com sistemas operacionais Linux e Sun Solaris, em 32 e 64 bits, além de sistema de storage e backup, com conexões internas e externas em fibra ótica ao restante do Campus Pampulha da UFMG e distribuição interna através de cobre, o que permite velocidades de até 1 gigabit até o momento.
Totalizam aproximadamente 400 usuários atualmente, locais ou remotos, para aprox 250 máquinas clientes. São 48 equipamentos destinados aos laboratórios de pós-graduação. O restante é utilizando por professores, pesquisadores e funcionários. Tem-se ampla variedade de tecnologias de computadores, Intel e AMD, em WorkStations, Computadores, Notebooks, Ultrabooks, Tablets, etc. além de gama de periféricos como Centros de Impressão, impressoras, Scanners, etc.