As duas obras foram apresentadas durante o Workshop Internacional “Sistemas de Inovação e Economia Evolucionária”, coordenado por Eduardo da Motta e Albuquerque, do Cedeplar/UFMG, realizado no âmbito da programação do Seminário.

Capa do livro Sistemas de Inovação no Brasil: enraizamento e novas bases para o processo de desenvolvimento
Sistemas de Inovação no Brasil: enraizamento e novas bases para o processo de desenvolvimento

Organizado por Silvio Antonio Ferraz Cario, Márcia Jucá Teixeira Diniz, José Ricardo de Santana, Carla Cristina Rosa de Almeida, Vanessa Criscuolo Parreiras de Oliveira e Eduardo da Motta e Albuquerque, o livro Sistemas de Inovação no Brasil reúne análises sobre os sistemas de inovação de todas as regiões brasileiras e de suas unidades da federação.

A publicação evidencia a diversidade e a heterogeneidade dos sistemas estaduais de inovação, considerando seus diferentes estágios de construção, instituições, capacidades científicas e tecnológicas e especificidades históricas, geográficas e institucionais. A obra também apresenta discussões mais amplas sobre a posição do Brasil no cenário internacional e sobre as transformações da ciência, da tecnologia e da inovação no território nacional.

Ao reunir essas diferentes experiências, o livro contribui para a compreensão do sistema de inovação brasileiro e para o debate sobre a articulação entre as escalas local, regional, estadual e nacional na formulação de políticas de desenvolvimento.

Capa do livro Microeconomia evolucionária
Microeconomia evolucionária

O livro Microeconomia evolucionária, organizado por Márcia Siqueira Rapini, Renato de Castro Garcia, Ana Lúcia Tatsch e Eduardo da Motta e Albuquerque, reúne 12 capítulos dedicados à construção e à sistematização de uma abordagem microeconômica evolucionária. A obra parte da compreensão de que agentes, firmas, mercados e indústrias são componentes de um sistema econômico em permanente transformação, no qual inovação, aprendizado, heterogeneidade, incerteza, instituições e trajetórias ocupam posição central.

Os capítulos abordam temas como microfundamentação, inovação, capacidade de absorção das firmas, financiamento da inovação, racionalidade, dados, informação e conhecimento, demanda, mercados, firmas, indústrias, organizações e sistemas complexos. A proposta é contribuir para a sistematização de uma agenda de microeconomia evolucionária capaz de dialogar com a tradição neoschumpeteriana e com os desafios contemporâneos da economia capitalista.

Publicadas em 2026, as duas obras integram a Coleção População e Economia do Cedeplar e refletem uma trajetória de pesquisa e colaboração acadêmica em torno dos temas da inovação, da mudança tecnológica, dos sistemas de inovação e da economia evolucionária.

As publicações estão disponíveis gratuitamente na página do Cedeplar:

Sistemas de Inovação no Brasil: enraizamento e novas bases para o processo de desenvolvimento
https://cedeplar.ufmg.br/publicacoes#sistemas-de-inovacao-no-brasil-enraizamento-e-novas-bases-para-o-processo-de-desenvolvimento-novo

Microeconomia evolucionária
https://cedeplar.ufmg.br/publicacoes#microeconomia-evolucionaria-novo