O Programa de Pós-Graduação em Demografia confere os graus de Mestre e Doutor, oferecido em nível acadêmico e em tempo integral com dedicação exclusiva. Atualmente, é avaliado pela Capes com conceito 7.
Seus objetivos são:
O Programa conta com professores dos departamentos de Demografia, Ciências Econômicas e Estatística, entre outros. Conta também com a colaboração de profissionais de outras universidades, bem como de instituições brasileiras e estrangeiras.
As principais linhas de pesquisa do Cedeplar associadas à área de demografia são:
As aulas são ministradas em português, no entanto, alguns professores, particularmente os convidados, costumam usar o inglês ou espanhol. Seminários e workshops são oferecidos geralmente em inglês. Por tanto é necessário estar capacitado para isto. Considere também que a falta de fluência em português pode prejudicar o desempenho acadêmico e o processo de adaptação, dai ser aconselhável que candidatos estrangeiros se matriculem em um curso de português que podem ser feitos na própria UFMG. Para os falantes de língua espanhola, assumir que não é preciso saber português por serem ambas línguas similares, costuma ser um erro.
Na última avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil, realizada pela Capes em 2022, o Programa de Pós-graduação em Demografia da UFMG manteve conceito 7, mantendo-se como o melhor programa da área no país e consagrando sua excelência internacional.
Destaque-se que a CAPES atribui o conceito 7 aos programas com nível de desempenho similar ao de seus congêneres de padrão de excelência internacional, sendo exigido: desempenho diferenciado (em nível compatível com padrões internacionais) no que diz respeito à produção científica, cultural, artística ou tecnológica; competitividade com programas similares de excelente qualidade no exterior; demonstrações evidentes de que seu corpo docente desempenha papel de liderança e representatividade na respectiva comunidade. Com este conceito, o Curso de Demografia do Cedeplar está entre os melhores 5% programas de pós graduação do Brasil.
Acesso o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Demografia acessando o link abaixo:
Regulamento do Curso de Demografia (de 11/02/2021)
Resolução Sobre Aproveitamento de Créditos (de 12/05/2021)
Antigas Normas Para Exame de Qualificação Demografia
(Válida para os(as) discentes das coortes anteriores a 2021 que optaram por se reger pelas normas antigas do exame de qualificação)
Novas Normas Para Exame de Qualificação Demografia – Aprovada em 17.02.21
(Válida para todos(as) os(as) discentes das coortes a partir de 2021 e para os(as) discentes das coortes anteriores a 2021 que optaram por se reger pelas novas normas do exame de qualificação)
ATA 127 01.2010 ATA 128 10.2010 ATA 129 06.2010 ATA 130 03.2011 ATA 131 05.2011 ATA 132 12.2010 ATA 133 07.2011 ATA 134 08.2011 ATA 135 05.2011 ATA 138 09.2011 ATA 139 10.2011 ATA 140 12.2011 ATA 141 03.2012 ATA 142 05.2012 ATA 143 10.2012 ATA 144 12.2012 ATA 145 03.2013 ATA 146 05.2013 ATA 147 07.2013 ATA 148 09.2013 ATA 149 02.2014 ATA 150 04.2014 ATA 151 05.2014 ATA 152 08.2014 ATA 153 09.2014 ATA 154 10.2014 ATA 155 12.2014 ATA 159 09.2015 ATA 167 08.2017 ATA 169 11.2017 ATA 172 06.2018 ATA 173 05.2019 ATA 174 07.2019 ATA 175 09.2019 ATA 177 12.2019 ATA 178 07.2020 ATA 179 09.2020 ATA 180 02.2021 ATA 181 05.2021 ATA 182 07.2021 ATA 184 11.2021 ATA 186 07.2022 ATA 187 07.2022 ATA 188 09.2022 ATA 189 03.2023
No Programa de Pós-Graduação em Demografia procura-se o equilíbrio entre os aspectos formais e substantivos dos estudos de população, combinando-se diversos enfoques e disciplinas. A distribuição do número mínimo de créditos para os níveis de Mestrado e Doutorado, por tipo de disciplina, é apresentada no quadro a seguir:
Natureza | Mestrado | Doutorado |
Obrigatórias | 22 | 26 |
Optativas | 10 | 22 |
Total | 32 | 48 |
O Colegiado decidirá, quando necessário, a conveniência da realização de disciplinas propedêuticas em matemática, estatística etc. As disciplinas obrigatórias, comuns ao Mestrado e ao Doutorado, incluem:
Código | Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária/Créditos | Pré-requisito |
POP801 | Técnicas de Análise Demográfica I | 60/04 | |
POP860 | Técnicas de Análise Demográfica II | 60/04 | POP801 |
POP807 | Análises Históricas da População | 60/04 | |
POP879 | Aplicação das Análises Demográficas I | 30/02 | POP801 e POP860 |
POP880 | Aplicação das Análises Demográficas II *obrigatória apenas para o doutorado | 30/02 | POP879 |
POP881 | Componentes da Dinâmica Demográfica I | 60/04 | |
POP882 | Componentes da Dinâmica Demográfica II *obrigatória apenas para o doutorado | 30/02 | POP881 |
POP883 | Modelos Lineares Generalizados | 60/04 |
Fazem parte do elenco de optativas as disciplinas de caráter instrumental, que visam complementar a formação do aluno tendo em vista as especificidades do programa de Demografia. O Colegiado orientará o aluno quanto à necessidade de complementar sua formação, cursando as disciplinas instrumentais.
Código | Disciplinas Optativas | Carga Horária / Créditos | Pré-requisitos |
POP840 | Análise das Histórias de Vida | 30/02 | — |
POP845 | Aplicações da Tabela de Sobrevivência | 30/02 | POP860 e POP801 |
POP850 | Avaliação de Políticas Populacionais e Públicas | 30/02 | — |
POP849 | Demografia da Educação | 30/02 | POP801 |
POP820 | Demografia Econômica I | 30/02 | — |
POP821 | Demografia Econômica II | 30/02 | — |
POP811 | Demografia Histórica | 30/02 | POP860 e POP801 |
POP839 | Demografia Multiregional | 30/02 | POP801 e POP804 |
POP823 | Dimensões Demográficas da Força de Trabalho | 30/02 | — |
POP865 | Estágio Docente | 30/02 | — |
POP864 | Estágio de Pesquisa | — | |
EST845 | Estatística Moderna Aplicada | 60/04 | EST846 |
CRT801 | Geoprocessamento Aplicado à Demografia | 60/04 | — |
EST846 | Introdução aos Modelos Lineares | 60/04 | — |
POP872 | Matemática | 30/02 | — |
POP809 | Metodologia de Pesquisa em Demografia | 30/02 | — |
POP844 | Metodologia de Pesquisas Amostrais (Surveys) | 30/02 | — |
POP870 | Métodos Qualitativos Aplicados à Demografia I | 30/02 | |
POP871 | Métodos Qualitativos Aplicados à Demografia II | 30/02 | POP870 |
EST847 | Modelos Hierárquicos | 30/02 | — |
POP818 | Nupcialidade e Demografia da Família | 30/02 | POP801 e POP807 |
POP808 | Políticas Populacionais | 30/02 | — |
POP855 | População, Economia e Meio Ambiente | 30/02 | — |
POP819 | População e Agricultura | 30/02 | — |
POP856 | População e Gênero | 30/02 | — |
POP861 | População Economicamente Ativa e Inserção Ocupacional | 30/02 | — |
POP814 | População no Meio Urbano | 30/02 | — |
POP816 | Populações Teóricas e suas Aplicações | 30/02 | POP801, POP860 e POP804 |
POP810 | Seminário de Dissertação em Demografia | 45/03 | — |
POP835 | Seminário de Tese em Demografia | 45/03 | — |
POP842 | Técnicas Avançadas em Fecundidade | 30/02 | POP801 |
POP813 | Técnicas de Análise da Migração | 30/02 | POP801 e POP860 |
POP854 | Tópicos Avançados de Pesquisa em Fecundidade | 30/02 | — |
POP866 | Tópicos Avançados de Pesquisa em Migração | 30/02 | — |
POP838 | Tópicos Avançados de Pesquisa em Mortalidade | 30/02 | — |
POP857 | Tópicos Especiais em Dinâmica da População I | 30/02 | — |
POP858 | Tópicos Especiais em Dinâmica da População II | 30/02 | — |
POP859 | Tópicos Especiais em Dinâmica da População III | 30/02 | — |
EST875 | Tópicos Especiais em Estatística Aplicada à Demografia | 30/02 | — |
POP851 | Tópicos Especiais em Mercado de Trabalho I | 30/02 | — |
POP852 | Tópicos Especiais em Mercado de Trabalho II | 30/02 | — |
POP853 | Tópicos Especiais em Mercado de Trabalho III | 30/02 | — |
POP846 | Tópicos Especiais em Metodologia I | 30/02 | — |
POP847 | Tópicos Especiais em Metodologia II | 30/02 | — |
POP848 | Tópicos Especiais em Metodologia III | 30/02 | — |
A coordenação didática do Programa é exercida por um Colegiado, constituído de cinco representantes dos professores que colaboram no curso e um representante dos alunos, com mandatos de dois anos e um ano respectivamente
O Colegiado elege, dentre seus membros representantes dos professores, um coordenador, com mandato de dois anos.
Atualmente, o Colegiado está sob a coordenação da Professora Paula de Miranda Ribeiro.
Integram também o Colegiado os(as) professores(as) Cássio Maldonado Turra, Gilvan Ramalho Guedes, Luciana Soares Luz do Amaral e Raquel Zanatta Coutinho, além dos representantes discentes.
A Pós-Graduação em Demografia compreende dois níveis hierarquizados de formação – Mestrado e Doutorado, conferindo-se os graus de Mestre e Doutor em Demografia. O Mestrado não constitui requisito indispensável à admissão ao Doutorado.
O Curso de Mestrado tem a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 30 (trinta) meses letivos, contados a partir da data da primeira matrícula do aluno. O Curso de Doutorado tem a duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 60 (sessenta) meses letivos, contados a partir da data da primeira matrícula do aluno.
É conferido o grau de Mestre em Demografia ao aluno que complete 32 (trinta e dois) créditos, de acordo com a estrutura curricular; um conceito global de no mínimo 4,0 nas disciplinas do Curso; proficiência em inglês e aprovação na defesa da dissertação ou trabalho equivalente.
É conferido o grau de Doutor em Demografia ao aluno que complete 48 (quarenta e oito) créditos, de acordo com a estrutura curricular; um conceito global de no mínimo 4,0 nas disciplinas do Curso; proficiência em inglês e mais uma língua estrangeira; exame de qualificação e tese defendidos e aprovados.
Natureza | Mestrado | Doutorado |
---|---|---|
Obrigatórias | 19 | 19 |
Optativas | 13 | 29 |
Total | 32 | 48 |
Apurados os resultados finais, o rendimento escolar de cada aluno será convertido em conceitos, conforme o quadro seguinte, onde cada conceito expresso literalmente corresponde ao valor numérico de pontos acumulados pelo aluno na disciplina ou unidade didática integrante do Curso
Conceito | Total de pontos |
---|---|
A (excelente) | 90 a 100 |
B (ótimo) | 80 a 89 |
C (bom) | 70 a 79 |
D (regular) | 60 a 69 |
E (fraco) | 40 a 59 |
F (rendimento nulo) | 00 a 39 |
Será aprovado na disciplina o aluno que obtiver conceito igual ou superior a D (obtendo no mínimo 60 pontos). Será reprovado na disciplina o aluno que obtiver os conceitos E ou F.
Para efeito de classificação, quando necessário, são atribuídos os seguintes valores às letras:
A = 5 | B = 4 | C = 3 | D = 2 | E = 1 | F = 0 |
Por tese entende-se um trabalho original que constitua contribuição significativa para a área de estudo em que se desenvolver.
Por dissertação entende-se a revisão bibliográfica adequada, demonstrando capacidade de sistematização e revelando domínio do tema e da metodologia científica pertinente. A dissertação poderá ser substituída por outro tipo de trabalho, de dificuldade equivalente e compatível com as características da área, cuja forma de apresentação será determinada pelo Colegiado do Curso.
O projeto de tese ou dissertação, aprovado pelo orientador e homologado pelo Colegiado, deverá ser registrado na Secretaria do Curso. Projeto deverá conter o título, os objetivos, a justificativa, material e métodos, bibliografia, estimativa de despesas, cronograma e as assinaturas do aluno e de seu orientador.
Durante a fase de elaboração de tese, dissertação ou trabalho equivalente, até seu julgamento, o aluno, independente de estar ou não matriculado em disciplinas curriculares, deverá inscrever-se em “Elaboração de Trabalho Final”.
Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou trabalho equivalente e na defesa de tese o candidato que obtiver a aprovação unânime da Comissão Examinadora.
PhD. em Planejamento Regional e Urbano, University of North Carolina - Chapel Hill, EUA, 2005.
Áreas de interesse: Distribuição espacial da população; planejamento regional e urbano; métodos de pesquisa.
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
Áreas de interesse: Distribuição espacial da população, pobreza, desigualdade e desenvolvimento, métodos de pesquisa.
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 1999
Áreas de interesse: Técnicas de mensuração das migrações, distribuição espacial da população, elaboração de indicadores educacionais, análise espacial.
PhD. em Sociologia, University of Texas at Austin, EUA, 1997.
Áreas de interesse: Fecundidade, juventudes, raça, saúde reprodutiva, métodos qualitativos, religião.
PhD. em Sociologia, University of North Carolina - Chapel Hill, EUA, 2016.
Áreas de interesse: Técnicas de análise demográfica, métodos de pesquisa, curso de vida, fecundidade e saúde sexual e reprodutiva.
Ph.D. em Sociologia com especialização em Demografia, University of Texas at Austin , 2000
Áreas de interesse: Estratificação social, desigualdades sociais, fecundidade, comportamento reprodutivo e migração.Estratificação social, desigualdades sociais, fecundidade, comportamento reprodutivo e migração.
Doutora em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.
Áreas de interesse: Saúde reprodutiva, sexualidade, juventudes, raça/cor e metodologia qualitativa.Saúde reprodutiva, sexualidade, juventudes, raça/cor e metodologia qualitativa.
PhD. em Demografia, University of California at Berkeley, EUA, 1987.
Áreas de interesse: Mercado de trabalho, demografia econômica, fecundidade e migração.Mercado de trabalho, demografia econômica, fecundidade e migração.
Doutor em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 1997.
Áreas de interesse: Migrações, distribuição espacial e meio ambienteMigrações, distribuição espacial e meio ambiente
Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000).
Áreas de interesse: Banco de Dados demográficos e educacionais, processamento digital de imagens, geocartografia, geoprocessamento, meio ambiente.Banco de Dados demográficos e educacionais, processamento digital de imagens, geocartografia, geoprocessamento, meio ambiente.
Doutora em Demografia, Universidade Federal de Minas Gerais, 1995
Áreas de interesse: Análise da dinâmica demográfica, demografia econômica, demografia da família, e participação feminina no mercado de trabalho.Análise da dinâmica demográfica, demografia econômica, demografia da família, e participação feminina no mercado de trabalho.
Demógrafo
Áreas de interesse: Planejamento de políticas públicas e sociais para o contexto demográfico contemporâneo.Planejamento de políticas públicas e sociais para o contexto demográfico contemporâneo.
PhD. em Demografia Médica, University Of London, Inglaterra, 1985.
Áreas de interesse: Análises de dados censo de população e habitação, estatística demográfica.Análises de dados censo de população e habitação, estatística demográfica.
Doutorado em Ciências (Parasitologia), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade da Califórnia, Berkeley,1983.
Áreas de interesse: Doenças emergentes, entomologia médica, saúde de ecossistemas naturais e impacto de mudanças ambientais globais na saúde. Doenças emergentes, entomologia médica, saúde de ecossistemas naturais e impacto de mudanças ambientais globais na saúde.