Home >Comunicados >Alunos da pós-graduação em economia prestam homenagem a Professora Maria da Conceição Tavares.

Agradecimento ao legado deixado pela professora Conceição.

Nota das alunas e alunos de pós-graduação em Economia do CEDEPLAR/UFMG

Nós, alunos da pós-graduação em Economia do CEDEPLAR/UFMG, prestamos nossa homenagem e deixamos nosso agradecimento à grande economista Maria da Conceição Tavares que nos deixou neste 08 de junho de 2024.

Maria da Conceição Tavares foi uma mestra em todos os sentidos. Nos ensinou, com seu próprio exemplo, que o compromisso da profissão de economista com o rigor científico deve andar de mãos dadas com o compromisso com a transformação das condições de vida do povo. Renovar permanentemente esse ensinamento é a responsabilidade das gerações que ficam e que virão, enquanto este país carregar a acintosa desigualdade que ainda esmaga os sonhos da maioria da população brasileira.

Professora Conceição foi também uma mestra do desvendamento das estruturas profundas que ditam a trajetória histórica das economias subdsenvolvidas. É dela a conceituação precisa do que significou o chamada “industrialização por substituição de importações”, é dela a interpretação mais elaborada sobre as características do crescimento e crise vividos pela economia brasileira nos anos 1970 e 1980, é dela o brilhante entendimento do papel do dólar e do setor financeiro para a manutenção do poder norte-americano após as crises dos anos 1970. Essas e outras profícuas contribuições científicas mantém-se fundamentais para compreendermos e enfrentarmos os dilemas do desenvolvimento econômico na atualidade.

Seguiremos inspirados pelo exemplo de nossa mestra, comprometidos em fazer da pesquisa, do ensino e da prática geral da profissão um instrumento a serviço da construção de um novo país e um novo mundo. Obrigado, professora.