Webmail Portuguese English Spanish

Texto para Discussão n.° 642 – Trajetórias de Professores Empreendedores da Área de Tecnologia da Informação usando vários Canais de Transferência de Conhecimento e de Tecnologia: estudos de casos na UFMG

Home >Publicações >Texto para Discussão n.° 642 – Trajetórias de Professores Empreendedores da Área de Tecnologia da Informação usando vários Canais de Transferência de Conhecimento e de Tecnologia: estudos de casos na UFMG

Trajetórias de Professores Empreendedores da Área de Tecnologia da Informação usando vários Canais de Transferência de Conhecimento e de Tecnologia: estudos de casos na UFMG

Paula Geralda Barbosa Coelho e Márcia Siqueira Rapini

[Texto Completo]

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento da trajetória da vida de empreendedorismo e de inovação de professores empreendedores da área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que converteram conhecimento e ativos científicos em riqueza. A coleta de dados e análise qualitativa usou o método roadmapping, adaptado pela autora, que foi útil para elucidar as principais estratégias mobilizadas pelos professores empreendedores e entender como eles empreenderam, inovaram e realizaram transferência de conhecimento e de tecnologia (TCT). Os resultados apresentados neste trabalho desmitificam a patente como único canal para a criação e distribuição de valor no setor de TI e indicam que o uso de vários canais de TCT e de várias estratégias podem acarretar numa considerável criação e distribuição de valor.