Webmail Portuguese English Spanish

Seminários

Home >Seminários

Seminários Cedeplar

O Cedeplar realiza de forma contínua três tipos de seminários: os seminários acadêmicos, os seminários de grupos de pesquisa e o Seminário de Diamantina. Os cursos de pós-graduação em Economia e Demografia realizam uma série de seminários acadêmicos que contam com a presença de professores e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, visando contribuir na formação dos alunos de pós-graduação discutindo temas relevantes sobre a atual conjuntura econômica e social. Os grupos de pesquisa organizam seminários específicos das respectivas áreas, com o objetivo de tornar público os resultados do trabalho dos grupos e debater assuntos relacionados. O Cedeplar organiza também o Seminário de Diamantina, realizado a cada dois anos na referida cidade, encontro que faz parte da história do Centro de Planejamento Regional e aborda temáticas relevantes para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Seminários Acadêmicos

Os Seminários Acadêmicos são realizados semanalmente pelos professores de pós-graduação em Economia e Demografia. Na área de Economia são coordenados pela professora Aline Magalhães e na área de Demografia são coordenados pelo professor Cássio Turra.

Sugestões de temas/convidados para o Seminário da Demografia e pedidos de créditos de atividades de extensão podem ser feitos pelo e-mail: seminariodademografia@cedeplar.ufmg.br.

Seminários Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa do Cedeplar promovem seminários regulares e temáticos. Esses seminários são valiosa oportunidade de intercâmbio nacional e internacional de pesquisa com outros professores, além de contribuir para a divulgação e discussão de resultados das pesquisas realizadas. A agenda dos seminários dos Grupos de Pesquisa é informada por cada grupo. Para acessar a página dos Grupos de Pesquisa [clique aqui].

Seminário de Diamantina

Em 1982, o Cedeplar resolveu reunir seus alunos, professores e pesquisadores, em Diamantina, para discutir a conjuntura econômica, política e social de Minas Gerais e do Brasil em um momento de grandes dificuldades e incertezas. Tratava-se de buscar preparar a instituição para enfrentar a crise, de então, do ponto de vista de uma instituição pública de ensino e pesquisa, comprometida com o pleno desenvolvimento brasileiro.

A escolha de Diamantina como local de realização do encontro mostrou-se especialmente feliz, e o sucesso do evento, não temos dúvida, deve muito àquela luminosa cidade.

Tornado evento bienal, o Seminário sobre a Economia Mineira, cresceu em tamanho e abrangência temática e institucional, reunindo um público variado, acadêmico e não acadêmico, interessado em discutir diversos aspectos da realidade mineira e brasileira, a partir de quatro eixos temáticos: história, economia, demografia e políticas públicas. O Seminário tem mantido significativas atividades culturais mediante a organização de conferências, mesas redondas, exposições, shows e espetáculos musicais.

Um histórico completo do Seminário de Diamantina pode ser visto no [Portal].

O Seminário de Diamantina tem sido um fórum fundamental, constituindo-se em um dos mais importantes e qualificados repositórios de informações sobre a realidade social de Minas Gerais em contexto nacional e internacional.

 

 

 

Seminário de Diamantina

Conheça o Portal do Seminário de Diamantina, suas histórias e todas suas edições.