Home >Notícias >Professor Eduardo Rios-Neto foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

É com muita satisfação que comunicamos que o Prof. Eduardo Rios-Neto foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Para maiores detalhes, vide http://www.abc.org.br/centenario/?Saiba-quem-sao-os-novos-membros-da-ABC.

Eduardo Rios-Neto ingressou na UFMG em 1980, aposentou-se em 2015 e atualmente é professor Residente do CEDEPLAR. Desde 1980 Eduardo tem dedicado sua vida às atividades acadêmicas tendo como principais linhas de pesquisa as áreas de Demografia Econômica ressaltando Economia e Demografia do Trabalho, Economia e Demografia da Educação, e Avaliação de Políticas Públicas. Destaca-se como um professor Sui-Generis capaz de lecionar de forma interativa, introduzindo novos métodos de ensino, como por exemplo, se fantasiar em suas aulas do curso “Consumo e Sociedade”. Se fôssemos definir o professor e pesquisador em poucas palavras, certamente estas seriam “IRREVERÊNCIA E CRIATIVIDADE”. Eduardo foi o grande inspirador de muitos trabalhos na Demografia e Economia, sendo considerado a audiência querida por trazer no bolso as ideias mais interessantes para serem implementadas em artigos ainda inacabados dos colegas de departamento. Nesses 35 anos na UFMG Eduardo sem dúvida nenhuma foi e ainda é um professor que sempre esteve à frente no CEDEPLAR. A você Eduardo, nosso eterno agradecimento e nossa alegria de poder compartilhar essa homenagem tão merecida agora como representante da área de Ciências Sociais da ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

BREVE BIOGRÁFICO

Professor Visitante Lemann na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign entre agosto de 2015 e maio de 2016. Professor Titular Aposentado do Departamento de Demografia e pesquisador do Cedeplar/UFMG (desde 1980). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Possui Diploma da Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe de Comendador, Ciências Sociais e Humanas, conferido pelo Ministério de Ciências e Tecnologia. PhD em Demografia pela Universidade da Califórnia/Berkeley (1982-1987) e pós-doutor pela Universidade do Texas-Austin (1995-1996). Foi Chefe do Departamento de Demografia da UFMG entre 2009 e 2015. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG de 1996 a 2000. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais SEPLAG/MG. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional no CNPq. Coordenou convênios internacionais do Cedeplar/UFMG com as universidades do Texas-Austin e de Wisconsin-Madison. Realizou pesquisas institucionais junto ao INEP/MEC, assim como a Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família (AIBF) junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, além da pesquisa Projeção de Demandas por Habitações para o Ministério das Cidades. Publicou os livros “Introdução à Demografia da Educação”, “Demanda Futura por Moradia no Brasil 2003-2023” e “Oportunidades perdidas e desafios críticos: a dinâmica demográfica brasileira e as políticas públicas”. Presidiu a ABEP, Associação Brasileira de Estudos Populacionais, entre 1998 e 2002. Coordenou o curso de pós-graduação em Demografia da UFMG entre 1996 e 2000. Foi Professor Tinker na Universidade do Texas (Austin), onde ministrou a disciplina “Evaluation of Social Policy in Latin America” no período de janeiro a maio de 2006. Coordenou no Cedeplar o Observatório de Educação CAPES-INEP em Demografia da Educação (2009-2012). Realiza pesquisas de avaliação de políticas públicas para o Estado de Minas Gerais nas áreas de educação e programas sociais. Coordenou o projeto Perspectivas do Investimento Social no Brasil (PIS), estudo apoiado pelo BNDES englobando cerca de 60 notas técnicas, sobre a temática social, que foram encomendadas a cientistas de notório saber nas respectivas áreas. Foi presidente da CNPD, Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, entre 31 de agosto de 2004 e dezembro de 2010. Foi vice-presidente do comitê organizador da “Comission on Population and Development” do “Economic and Social Council” da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Fez parte do Comitê de Avaliação do IIASA- International Institute for Applied System Analysis em setembro de 2014. É membro do Comitê Assessor do IPUMS- International Dissemination Project, Minnesota Population Center, Universisty of Minnesota. Publicou nacional e internacionalmente vários trabalhos, além de dois livros e vários capítulos de livros.