No âmbito das comemorações dos 50 anos do Cedeplar uma das atividades propostas foi o desenvolvimento do “Projeto Memória das Pesquisas Institucionais” que inclui o levantamento, tipificação e organização dos documentos de pesquisas institucionais do Cedeplar desde 1968. Este projeto resultou no “CATÁLOGO DAS PESQUISAS INSTITUCIONAIS DO CEDEPLAR/UFMG (1968-2017)” que é um instrumento de pesquisa estático e pode ser consultado através da imagem abaixo.

As pesquisas desenvolvidas no CEDEPLAR envolvem projetos para os setores público e privado, os quais abrangem uma diversidade de temáticas com as interfaces das linhas de pesquisa da Demografia e da Economia com outras disciplinas do conhecimento, como: saúde, meio ambiente, história, urbanização, entre outros. Os projetos de pesquisa tem sido financiados por órgãos nacionais e internacionais como a FINEP, o Ministério do Interior (SUDAM), o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Planejamento, Ministério do Meio Ambiente, IDRC-Canadá, OMS, Fundação FORD, Fundação Rockefeller, Fundação Hewlett, FAPEMIG, CNPQ, entre outros. Os resultados das pesquisas demonstram importância ímpar e tem subsidiado a proposição de Políticas Públicas em todas as esferas de governo.

Como desdobramento do Projeto Memória das Pesquisas Institucionais, buscou-se dar continuidade à iniciativa do catálogo, disponibilizando, de forma atualizada, as pesquisas desenvolvidas pelo Cedeplar. Para consultá-las basta acessar o link do software AtoM: memoria.face.ufmg.br. AtoM significa “Access to Memory” (Acesso à Memória) e é um software livre com o código-fonte aberto (free and open source software), desenvolvido para ser uma interface de acesso aos documentos arquivísticos. A plataforma permite busca de documentos sob diferentes formatos como autor, ano, palavra-chave.

Através dessa plataforma, o CEDEPLAR e a UFMG entregam para a sociedade de forma livre e gratuita o acesso aos resultados produzidos nas principais pesquisas desenvolvidas na Instituição. Essa plataforma reforça o nosso compromisso com o conhecimento e com o desenvolvimento da ciência voltado para promover bem estar da sociedade.