Informamos que no período de 13/10/2020(a partir de 10 horas) a 20/10/2020 (até as 23h59) estará aberta a matrícula do 2º semestre de 2020 do Programa  de Pós-Graduação em Demografia.

Saiba mais em: https://www.cedeplar.ufmg.br/secretaria-pos-graduacao/matricula

Defesa de Qualificação Oral de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Demografia/CEDEPLAR/FACE/UFMG

 

Aluna: Sarah Lima Queiroz

Título: A Mobilidade Urbana dos Trabalhadores da RMBH a Partir da Perspectiva de Idade, Período e Coorte, e dos Padrões de Seletividade Espacial Segundo Modo de Transporte

Orientador: Prof. Gilvan Ramalho Guedes

Coorientador: Prof. Alisson Flávio Barbieri

Data e hora: 08/10/2020 (quinta-feira) às 14 horas

Banca Examinadora:

1. Prof. Gilvan Ramalho Guedes - Orientador (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

2. Prof. Alisson Flávio Barbieri - Coorientador (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

3. Profª Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

4. Prof. Pedro Vasconcelos Maia do Amaral (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

5. Prof. Ricardo Ojima (PPGD/UFRN)

Local da defesa: Videoconferência

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/7587466154?pwd=aStPRUNUQmxSV2JBalV0ZnY1OGFXZz09

Meeting ID: 758 746 6154

Passcode: 329792

Novo artigo publicado: "Os primeiros 80 dias da pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte: da contenção à flexibilização”
 
Andrade, Mônica Viegas; Noronha, Kenya; Turra, Cassio Maldonado; Guedes, Gilvan; Cimini, Fernanda; Ribeiro, Leonardo Costa; Bernardes, Américo Tristão; Domingues, Edson; Ribeiro, Mirian Martins; Botega, Laura de Almeida; Carvalho, Lucas Resende de; Nogueira, Daniel; Calazans, Julia Almeida; Julião, Nayara Abreu; Souza, Aline de; Silva, Valéria Andrade; Lima, Victor Hugo; Andrade, Jéferson Pereira; Ferreira, Monique Felix; Santos, Reinaldo Onofre dos; Silva, Jomara Alves da
 
 
Resumo:

Este artigo examina o contexto e as implicações da pandemia por Covid-19 na cidade de Belo Horizonte (BH) nos primeiros 80 dias da doença. Utilizamos um recorte analítico descritivo para mensurar a evolução dos casos, o excesso de óbitos, a taxa de transmissibilidade do vírus e a pressão da doença sobre o sistema de saúde de BH e região, através da taxa de ocupação hospitalar nos leitos públicos. Além disso, identificamos as principais políticas de contenção adotadas pelas autoridades locais, bem como as implicações da redução do distanciamento social. Nossos resultados demonstram que o Sistema Único de Saúde (SUS), bem gerido, é fundamental para o enfrentamento da pandemia e a mitigação de suas consequências para a população. O processo de flexibilização que se inicia tem imposto novos desafios que requererão monitoramento atento das autoridades e da sociedade.

Link para os editais: https://www.cedeplar.ufmg.br/demografia/processo-seletivo

A seleção será feita com base nos currículos, rendimento escolar, planos  de trabalho e arguição oral.  O conteúdo exigido dos planos de trabalho será, essencialmente:

Para o Mestrado: Texto introdutório apresentando as áreas temáticas de interesse, título provisório da dissertação, objetivo(s), justificativa e revisão bibliográfica.

Para o Doutorado: Texto introdutório apresentando as áreas temáticas de interesse, título provisório da tese, objetivo(s), justificativa, metodologia, revisão bibliográfica e cronograma.

Aguarde o edital com os detalhes sobre procedimento de seleção  que será publicado nos próximos dias, neste mesmo site.

Maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.