Título da palestra: RegGae: Macroprudential Policy and Stress-Testing with DSGEs

Palestrante: Eduardo Carvalho de Castro (Banco Central do Brasil)

Data: 28/03 - quinta-feira

Horário: 14h30 - 16h

Local: Auditório 1 - Face

No próximo dia 29 de março, sexta-feira, acontecerá o lançamento do livro Sônia Viegas: uma pensadora da cultura.

Sônia Viegas (1944-1989) foi professora do Departamento de Filosofia da UFMG e uma importante referência na formação de gerações de estudantes que passaram pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas nos anos 1970 e 1980, bem como presença orientadora e constante nos círculos culturais e artísticos da cidade naquelas décadas.

Falecida prematuramente, suas filhas, Ângela e Mônica Viegas - esta última, professora do Departamento de Ciências Econômicas da FACE-UFMG -, têm tido papel importante na preservação de sua memória. Foi delas a iniciativa de editar um conjunto de textos filosóficos escritos por Sônia, que foram reunidos em três volumes organizados pelo também saudoso Professor Marcelo Pimenta Marques e publicados em 2009. No ano seguinte, a programação do Seminário sobre a Economia Mineira (o Seminário de Diamantina), promovido pelo Cedeplar-FACE-UFMG, incluiu uma mesa redonda em homenagem a Sônia Viegas.

A autora desta nova biografia é a Profa. Miriam Campolina Diniz Peixoto, do Departamento de Filosofia da UFMG. O livro é parte da coleção "Beagá Perfis", organizada por José Eduardo Gonçalves, da Editora Conceito, que inclui também a biografia do Professor Francisco Iglésias, publicada no final de 2018.

O lançamento de Sônia Viegas: uma pensadora da cultura vai acontecer no BDMG Cultural, a partir das 19h30 do dia 29/03.

Os Programas de Pós-Graduação em Demografia e Economia do Cedeplar têm o prazer de convidar a comunidade para a Aula Inaugural do ano acadêmico de 2019.

Palestrante: Prof. Raul da Mota Silveira Neto - Universidade Federal de Pernambuco

Tema: "Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional no Brasil: Lições da Experiência Recente"

Data: 20 de março de 2019

Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas

Horário de atendimento para Disciplina Isolada será de 14:00 as 17:00.