Residência Pós-doutoral (RPD) no Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFMG
O Programa de Pós-Graduação em Demografia, vinculado ao Departamento de Demografia e ao CEDEPLAR (UFMG), é um centro consolidado de pesquisa populacional, tanto teórica quanto aplicada, e de excelência internacional em ensino de Demografia formal, técnica e aplicada. Estas características permitem ao Programa oferecer atividades, na modalidade de Residência Pós-doutoral (RPD), a doutores interessados em aprimorar suas atividades de pesquisa e de ensino e alcançar um nível de excelência em Demografia.
Objetivo
A RPD visa possibilitar a consolidação e atualização dos conhecimentos de doutores formados em universidades brasileiras ou estrangeiras, assim como o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do profissional com título de doutor. Isto será feito por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades de ensino junto com um supervisor, professor do programa de Demografia.
A presente norma enquadra-se nos requerimentos da Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009 da Universidade Federal de Minas Gerais.
Requisitos e condições para candidatura
- Dedicar-se integralmente às atividades programadas pelo programa de Pós-graduação, as quais incluem i) participação em seminários internos e atividades didáticas, observada a regulação do órgão financiador ii) apresentação de seminários sobre seus avanços de pesquisa iii) participação em eventos científicos nacionais e internacionais, dentre outras atividades.
- Possuir um plano de publicações esperadas durante o período de pós-doutoramento.
- Apresentar plano de pesquisa, descrevendo i) objetivos do pós-doutoramento, ii) plano de atividades, iii) aceite do orientador e co-orientador (quando houver) de pós-doutorado, iv) cronograma de atividades. A critério do Colegiado de pós-graduação em Demografia, poderá ser oferecido aceite condicionado à alteração ou inclusão de algum aspecto do Plano de Trabalho.
Duração do estágio
Duração mínima de 6 (seis) meses, renovável, por mais 6 meses. A critério do Colegiado o RDP poderá ser renovada por períodos de até 12 meses.
A renovação está condicionada à aprovação do relatório pelo professor supervisor e pelo Colegiado.
Documentos para inscrição
O candidato deverá entregar à Secretaria de Pós-graduação de Demografia os seguintes documentos:
- Cópia do diploma de Doutor ou documento de comprove a conclusão do Doutorado;
- Cópia do currículo da Plataforma Lattes para candidatos brasileiros, e curriculum detalhado para candidatos estrangeiros;
- Proposta de pesquisa e plano de trabalho com indicação do Grupo de Pesquisa junto ao qual pretende realizar suas atividades e do professor que as supervisionará;
- Aprovação do professor supervisor.
- Pedido de formalização de RPD ao Colegiado.
- Declaração de possuir fontes de recurso que garantirão a manutenção do candidato durante o pós-doutorado em dedicação integral às atividades programadas.
- Demais documentos exigidos pela Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009.
- As candidaturas serão analisadas pelo Colegiado de Pós-Graduação em Demografia.
Conclusão e Certificação
Ao final do estágio de pós-doutoramento o candidato deverá apresentar um relatório das atividades de pesquisa e ensino programadas e efetivamente realizadas, conforme detalhado no subtítulo “Requisitos e condições para candidatura”. A aprovação do relatório conferirá ao candidato a expedição de um certificado de conclusão da RPD nos termos da Resolução 04/2009 de 14 de abril de 2009 com especificação das atividades propostas no subtítulo mencionado.
Observações complementares
A matrícula na RPD será feita, via Sistema Acadêmico da Pós-graduação, pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Demografia.
A RPD gera vínculo de estudante com a UFMG durante a duração da RPD, tendo, assim, direito à utilização da infra-estrutura do programa de Demografia e dos serviços médicos, sociais e acadêmicos oferecidos pela Universidade ao seu corpo discente segundo a regulamentação dos órgãos competentes.
A RDP não gera vínculo empregatício ou funcional entre a Universidade e o pós-doutorando, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores.
Toda produção intelectual que resultar pelo RDP deverá mencionar a Universidade Federal de Minas Gerais e o Departamento de Demografia/Cedeplar como local de sua realização.
Casos omissos serão analisados pelo Colegiado.
2015
-
SULMA MARCELA CUERVO RAMIREZ
Residente - Projeto: "Trajetos voluntários e forçados SUL-SUL como expressão da seletividade migratória interna e internacional no novo século XXI. O caso da Colômbia no contexto da América do Sul”
Período: 06/2015 a 05/2018
Bolsa: PNPD - CAPES
Orientador: Prof. Alisson Flávio Barbieri
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2016
-
PETER DAVID ARNOULD WOOD
Residente - Projeto: "Homicídio, violência e mortalidade nas margens urbanas e nacionais do Brasil”
Período: 08/2016 a 07/2018
Bolsa: PNPD - CAPES
Orientador: Prof. Gilvan Ramalho Guedes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2017
-
NICOLÁS SACCO ZEBALLOS
Residente - Projeto: "Cobertura de defunciones y estimaciones de mortalidade para áreas pequenas em Argentina (1980-2015).”
Período: 11/2017 a 10/2018
Bolsa: PNPD - CAPES
Orientador: Prof. Bernardo Lanza Queiroz
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.