Webmail Portuguese English Spanish

Home >Comunicados >Chamada de Trabalhos para o 19º Seminário de Diamantina – prazo de submissão ampliado (31/05)

19º SEMINÁRIO DE DIAMANTINA

Minas Gerais e o Brasil Pós-Pandemia: 40 Anos do Seminário de Diamantina

29 de agosto a 02 de setembro de 2022

ECONOMIA | DEMOGRAFIA | RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS | HISTÓRIA POLÍTICAS PÚBLICAS

DIREITO AMBIENTAL | CHAMADA DE TRABALHOS

É com grande satisfação que o Cedeplar e a UFMG anunciam a Chamada de Trabalhos para o 19º Seminário de Diamantina, que ocorrerá entre 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 na cidade de Diamantina (MG).

Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982 se ampliou para o âmbito nacional e internacional o escopo de suas discussões. Este ano, após dois anos de pandemia, o tema da pandemia será objeto de reflexão.

Assim, nesta 19ª edição pretendemos também motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira. Destacam-se a profunda crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como profunda crise internacional e a pandemia, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.

Datas Importantes:

• Data limite para submissão de trabalhos: 09/05/2022Nova data: 31/05/2022
• Divulgação da lista de trabalhos selecionados: 30/05/2022Nova data: 26/06/2022
• Formulário para submissão de trabalhos: [acesse aqui]

Importante:

• Todos os autores(as) de trabalhos aprovados para apresentação em sessões paralelas terão custeadas duas diárias, além do transporte entre Belo Horizonte e Diamantina, mediante o pagamento da taxa de inscrição do seminário.
  • Alunos(as) de pós-graduação de fora de Belo Horizonte que tiverem artigos aprovados poderão solicitar apoio financeiro do Young Scholars Innitiative (YSI). Mais informações serão divulgadas após a seleção dos artigos.

Áreas para submissão:

1. ECONOMIA
Áreas de economia da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento, economia regional e urbana, economia do trabalho, economia da educação e economia da saúde, pobreza e desigualdade, finanças publicas, agricultura, indústria e serviços, economia da cultura, economia do meio ambiente, macroeconomia aplicada.

2. DEMOGRAFIA
Migração, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, demografia econômica, população e mudanças climáticas, demografia da família, envelhecimento, demografia da educação, sistemas de previdência, povos indígenas, entre outros temas.

3. HISTÓRIA ECONÔMICA, DO PENSAMENTO ECONÔMICO E DEMOGRAFIA HISTÓRICA
Tópicos como sistemas escravistas, família e cotidiano, urbanização e comercio, indústria e processo de trabalho, espaço econômico e dinâmica demográfica, em temporalidades distintas, do século XVIII ao XX, assim como pesquisas relacionadas à história do pensamento econômico e social de forma ampla.

4. POLÍTICAS PÚBLICAS E PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO
Avaliação de políticas públicas, população e políticas públicas, políticas públicas e desenvolvimento, planejamento urbano, planejamento regional, políticas territoriais, entre outros temas.

5. RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS
Economia Política Internacional, transformações geopolíticas globais, blocos econômicos e integração, instituições multilaterais, comércio internacional, migrações internacionais, entre outros temas.

6. A PANDEMIA DO COVID-19
Aspectos econômicos, sociais, demográficos, de saúde sobre a pandemia da COVID-19.

7. DIREITO AMBIENTAL
Aspectos jurídicos da questão do meio ambiente e sustentabilidade.

Instruções para submissão de artigos:

1. PRAZO DE SUBMISSÃO

A data-limite para submissão de trabalhos é 31 de maio de 2022 (meia noite do horário de Brasília).

2. FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos devem obedecer a seguintes orientações:

• A folha de rosto deve conter o título do trabalho, o nome do(s) autor(es), sua filiação institucional, resumo do texto com até 100 palavras acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, a indicação da área temática à qual o texto está sendo submetido (ver as seis áreas listadas acima), e informações sobre financiamento ou apoio recebido.
• Máximo de 10.000 palavras, incluindo tabelas, mapas, gráficos, referências bibliográficas e anexos;
• Página no formato A4; texto em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples entre linhas; margens com pelo menos 2 cm;

3. ENVIO DOS TRABALHOS

Cada trabalho deverá ser submetido através do formulário on-line, que estará́ disponível [NESTE SITE].

• No momento da submissão do artigo, dois arquivos devem ser submetidos, um em formato Microsoft Word (.docx) e um em formato PDF.

4. RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

A lista com os trabalhos selecionados será divulgada até o dia 26 de junho de 2022.

Alunos de pós-graduação de fora de Belo Horizonte que tiverem artigos aprovados poderão solicitar apoio financeiro do Young Scholars Innitiative (YSI). Mais informações serão divulgadas após a seleção dos artigos.

Os trabalhos que não forem selecionados para as sessões temáticas poderão ser indicados pela comissão científica para apresentação na forma de pôster. Ao submeter o trabalho, o autor deve indicar no item correspondente do formulário eletrônico se eventualmente concordaria com essa opção.

Dúvidas e informações: seminarios@cedeplar.ufmg.br