O exame de qualificação, requisito para obtenção do título de doutor em Demografia ou Economia, consiste nos seguintes procedimentos:

* Preenchimento e entrega do formulário que consta no menu Formulários, no prazo mínimos de 30 dias contados da data marcada par ao exame

- ECONOMIA

A realização ocorrerá no período de 18 a 30 meses a contar da data da primeira matrícula do aluno no curso de Doutorado.

Apresentação e Defesa do Projeto de Tese perante Banca Examinadora constituída de quatros membros, sendo pelo menos (01) um membro externo a este Programa de Pós-Graduação, (2) dois membros internos e o professor orientador;

01 artigo entregue com cópia digital em CD, que apresente qualidade para ser submetido  em revistas A Nacional ou um capítulo da Tese já elaborado.

- DEMOGRAFIA

Com uma comissão organizadora de 05 membros, que deverá adaptar estas normas gerais às especificidades de cada turma. O exame de qualificação terá duas partes: uma geral e outra específica.

A Avaliação dos candidatos será consolidada num conceito que variará entre A e E. Será necessário obter B como conceito mínimo, para se obter aprovação no exame. 

O aluno estará habilitado para a parte específica do exame de qualificação após a aprovação na parte geral.