Projeto: Impact of Networks, Globalisation, and their INteraction with EU Strategies -  INGINEUS

Apresentação

INGINEUS (Impact of Networks, Globalisation, and their Interaction with EU Strategies, 2009-2011) é uma rede de pesquisas patrocinada pelo 7th Framework Programme (FP7) da Comissão Européia. O projeto tem o objetivo de analisar o impacto da globalização e do crescimento acelerado de economias emergentes no mundo sobre a competitividade e estratégias das firmas, indústrias e regiões.

O projeto INGINEUS é coordenado pela  Fondazione Eni Enrico Mattei (FEEM) e agrega 14 instituições da Europa (Itália, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Suécia, Noruega e Reino Unido) e alguns dos países em desenvolvimento mais, como Brasil, China, Índia e África do Sul.

Seu foco, em particular, recai sobre a evolução das redes globais de produção (GPNs) em redes globais de inovação (GINs) e no impacto desses novos processos do capitalismo global sobre as atividades intensivas em conhecimento. O objetivo final do projeto é produzir informações que servirão para recomendações de política de inovação e competitividade.

No Brasil o Cedeplar foi escolhido como instituição responsável por avaliar o papel da interação entre universidades em empresas nas redes globais de inovação, além de conduzir um extenso estudo sobre as redes de inovação no setor automotivo em Minas Gerais.

Para informações detalhadas sobre o projeto e países membros do consórcio de pesquisa, visite o site internacional do projeto: http://www.ingineus.eu

Assistentes de Pesquisa

• Helena Pereira
  • Fábio Silva e Neto