Programa de ensino e pesquisa em saúde reprodutiva, sexualidade e raça/cor

O Programa SRSR – Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Raça/Cor, coordenado por Paula Miranda-Ribeiro e André Junqueira Caetano, financiado pela Fundação Ford e executado entre 1º de abril de 2001 e 31 de março de 2003, teve como principais objetivos qualificar alunos de graduação e pós-graduação das diversas áreas das ciências sociais nos domínios da saúde reprodutiva, sexualidade e raça e, ao mesmo tempo, treiná-los e capacitá-los para efetuarem atividades de pesquisa. Assim, os bolsistas selecionados realizaram atividades de ensino, nas quais receberam os fundamentos relativos aos temas em estudo, e atividades de pesquisa, nas quais tiveram a oportunidade de participar de todas as etapas de uma pesquisa de campo. Cada etapa do componente de pesquisa foi encerrada com a obtenção de um produto específico necessário ao planejamento ou à efetuação da operação de campo, quais sejam, amostragem, listagem de domicílios, elaboração do instrumento de coleta de dados, planejamento, implementação e trabalho de campo, tratamento e processamento dos dados e, finalmente, a análise dos mesmos. Desta maneira, o projeto proporcionou aos seus participantes, além da formação substantiva, a oportunidade de vivenciar as demandas e a dinâmica de uma pesquisa e, por conseguinte, de participar, como agentes, em todas as suas etapas, na construção um banco de dados relevante para o estudo da temática em questão. Buscou-se unir ensino e pesquisa em todas as dimensões do programa SRSR.

Especificamente, objetivou-se capacitar os bolsistas para que, ao final do período de dois anos, eles estivessem aptos para discutir criticamente as principais questões sobre saúde reprodutiva no Brasil e suas implicações no que diz respeito à sexualidade e relações raciais. Além disso, almejou-se a qualificação dos mesmos para participar, de forma ativa, em todas as etapas de pesquisas de campo em geral, desde as etapas de organização e implementação até o processamento e a análise dos dados coletados. Buscou-se, ainda, estabelecer uma relação de cooperação com os atores e organizações sociais, principalmente o movimento de mulheres e o movimento negro.

Os dados SRSR foram coletados entre abril e setembro de 2002, nos municípios de Belo Horizonte e Recife, através de levantamento domiciliar com amostra conglomerada em três estágios. Em primeiro lugar, foram sorteados os setores censitários, depois os domicílios e, por fim, a mulher a ser entrevistada, dentre aquelas que tivessem entre 15 e 59 anos.

O Programa SRSR gerou artigos, capítulos de livros, monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e novos projetos de pesquisa, entre os quais destacam-se os projetos “Aspectos quantitativos e qualitativos acerca do acesso à contracepção e ao tratamento e diagnóstico de câncer de colo uterino: uma proposta de análise para o município de Belo Horizonte, MG”, financiado pelo PROSARE, e “Comparação de perfis e percepções de vulnerabilidade de mulheres negras e brancas ao HIV/Aids em Belo Horizonte e Recife”, financiado pelo Ministério da Saúde/Unesco.

Estão disponíveis para consulta o questionário SRSR, o Relatório Final do SRSR e o Relatório Descritivo do SRSR, elaborado em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas.

Também está disponível para consulta uma relação de artigos, capítulos de livros, monografias, dissertações e teses relacionados ao SRSR.

Produção científica – Projeto SRSR

Artigos em periódicos

Artigos publicados em anais de congressos

  • SIMÃO, A. B. ; MIRANDA-RIBEIRO, P. ; CAETANO, A. J. . O recorte raça/cor e a saúde reprodutiva em Belo Horizonte e Recife: uma análise exploratória sobre a realização de consultas ginecológicas, 2002. In: XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2004, Caxambu, MG. Anais XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2004.
  • TORRES, M. E. A. ; MIRANDA-RIBEIRO, P. . Escolaridade e raça/cor das mulheres de 15-59 anos em Belo Horizonte. In: XI Seminário sobre a Economia Mineira, 2004, Diamantina, MG. Anais XI Seminário sobre a Economia Mineira, 2004.
  • MIRANDA-RIBEIRO, P. ; CAETANO, A. J. . Preta, negra ou morena? Em busca de categorias alternativas para a classificação racial/por cor. In: XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2004, Caxambu, MG. Anais XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2004.
  • SIMÃO, A. B. ; MIRANDA-RIBEIRO, P. ; CAETANO, A. J. . Raça/cor e uso de serviços de atendimento ginecológico em Belo Horizonte em 2002: uma análise exploratória. In: XI Seminário sobre a Economia Mineira, 2004, Diamantina, MG. Anais XI Seminário sobre a Economia Mineira, 2004. v. 1. p. 1-20.
  • LACERDA, M. A. ; SIMÃO, A. B. ; TORRES, M. E. A. ; CAETANO, A. J. ; MIRANDA-RIBEIRO, P. ; PERPÉTUO, I. H. O. . Perfis de acesso à contracepção e ao diagnóstico de câncer de colo uterino em Belo Horizonte, MG 2002. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambu. Anais.2006.
  • SIMÃO, A. B. ; TORRES, M. E. A. ; LACERDA, M. A. ; MIRANDA-RIBEIRO, P. ; CAETANO, A. J. ; PERPÉTUO, I. H. O. . Desigualdades raciais na saúde da mulher em Belo Horizonte: perfis de acesso à contracepção, acompanhamento ginecológico e diagnóstico de câncer de colo uterino. In: XII Seminário sobre a Economia Mineira, 2006, Diamantina. Anais. 2006.
  • TORRES, M. E. A. ; MIRANDA-RIBEIRO, P. ; Carla Jorge Machado . "... vai lá, tira a roupa... e... pronto ": As mulheres desfavorecidas e o acesso a consultas ginecológicas em Belo Horizonte, MG. In: Seminário População, Pobreza e Desigualdades, 2007, Belo Horizonte. Anais Seminário População, Pobreza e Desigualdades. 2007. v. 1. p. 1-23.

Resumos publicados em anais de congressos

  • MIRANDA-RIBEIRO, P. ; CAETANO, A. J. . Are There Alternatives to Racial/Skin Color Classification in Brazil? A Comparison of Two Large Urban Areas. In: 2004 Population Association of America Annual Meeting, 2004, Boston, MA. Final Program and Abstracts, 2004, p. 206.

Capítulos de livros

  • MIRANDA-RIBEIRO, P. ; CAETANO, A. J. . Como eu me vejo e como ela me vê: um estudo exploratório sobre a consistência das declarações de raça/cor entre as mulheres de 15 a 59 anos no Recife, 2002. In: Lára de Melo Barbosa. (Org.). Questões contemporâneas da dinâmica populacional do Nordeste. Natal, Rio Grande do Norte: UFRN, 2006, p. 77-94.

Monografias de graduação

  • Beatriz S.C. Filgueiras. Políticas Públicas de Planejamento Familiar: propostas, demanda e acesso por raça/cor e uma avaliação de seu funcionamento em Belo Horizonte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Monografia) - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscila Barbosa Ananias. Excesso de Cesarianas no Brasil: uma interpretação dos resultados da pesquisa sobre saúde da mulher em Belo Horizonte e Recife. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Monografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Maria Eponina de Abreu e Torres. Raça, Educação e Implicações para as Ações Afirmativas: um estudo comparativo das mulheres de 15 a 59 anos em Belo Horizonte e Recife, 2002. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Dissertações de mestrado

Teses de doutorado