Existem atualmente no Cedeplar grande número de grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Os grupos de pesquisa são definidos pelo CNPq como um conjunto de indivíduos com envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujo trabalho se faz em torno de linhas comuns de investigação e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. Estes grupos são organizados em torno de um ou dois líderes, definidos com base em sua experiência, destaque e liderança no terreno científico ou tecnológico. Este conceito de grupo inclui aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes.

Listam-se abaixo os grupos de pesquisa em atuação no Cedeplar. A relação de seus integrantes e a descrição de suas linhas de pesquisa podem ser obtidas através dos links para suas páginas no Diretório do CNPq:

Procedimentos para registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Para participar do Diretório dos Grupos de Pesquisa é necessário, inicialmente, submeter o grupo à avaliação e aprovação da Câmara Departamental. Cumprida essa etapa, a solicitação de cadastro do líder deverá ser encaminhada pela Chefia Departamental à PRPq através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A mensagem deve conter as seguintes informações:

  • Nome do Grupo;
  • Data da aprovação pela Câmara Departamental;
  • Tema abordado pelo Grupo;
  • Nome do líder do grupo de pesquisa;
  • Titulação Máxima do líder do grupo;
  • Telefone e e-mail de contato do líder do grupo;

A seguir, o líder  do grupo deverá fazer o cadastro das informações sobre o grupo no Diretório do CNPq. Por fim, após providenciar o envio das informações à Base do Diretório dos Grupos de Pesquisa, o CNPq solicitará à PRPq a "Certificação" do mesmo, que será feita considerando a sua aprovação na Câmara Departamental.

Importante:

  • Estes procedimentos só poderão ser efetuados pelo departamento de origem do líder do grupo de pesquisa.
  • O líder do grupo de pesquisa deve atualizar freqüentemente a página do grupo de pesquisa. Sempre que fizer o acesso à página, mesmo que não haja necessidade de alteração nas informações já cadastradas, é recomendado ao líder que efetue a introdução de alguma alteração em qualquer campo (por exemplo, a inserção de um espaço em branco), e então faça o "envio ao CNPq". Isso evita que o grupo seja considerado como "não atualizado".