Sai o edital para o concurso entre ex-alunos de melhor artigo científico na temática de População e Desenvolvimento.
 
Veja o edital!

 

De autoria do Prof. Gilvan Ramalho Guedes (Cedeplar/UFMG), Pamila Cristina Lima Siviero (Unifal), Carla Jorge Machado (UFMG), Julimar Pinto e Prof. Mario Marcos Sampaio Rodarte (Cedeplar/UFMG), este livro trata da introdução aos conceitos teóricos sobre o método Grade of Membership (GoM), bem como a aplicação empírica em diversos ambientes (Windows e Linux) e programas (Stata e R).

Embora existam obras sobre o GoM em inglês, incluindo avanços recentes na literatura, ainda não estava disponível em português um material organizado que resumisse princípios teóricos e aplicação empírica com um passo a passo para os softwares disponíveis. Os autores apresentam, de forma direta e intuitiva, os principais conceitos básicos sobre lógica nebulosa (fuzzy) e a estrutura teórica do GoM, seguidos das compilações do software GoM 3.4 para Windows e Linux, e de programas desenvolvidos para o Stata e R.

O livro foi publicado sob a série População e Economia do Cedeplar, pela Editora UFMG e já se encontra disponível para venda online no site da Editora UFMG, bem como nas livrarias físicas da Editora UFMG. O acesso aos arquivos suplementares do livro (códigos e executáveis, bem como uma errata à edição física) pode ser obtido diretamente aqui.

Sem dúvida, uma obra de fácil leitura, em formato tutorial, e indispensável para os interessados em exploração de dados em amostras de alta dimensionalidade.

Em 2016, o Grupo de Economia da Cultura e os matriculados na disciplina Laboratório em Economia da Cultura da Formação Transversal Culturas em Movimento e Processos Criativos da UFMG, sob a coordenação da Prof. Ana Flávia Machado (CEDEPLAR/UFMG), desenvolveram um instrumento de coleta, organizaram uma amostra e fizeram entrevistas com os grupos de teatro localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os objetivos principais eram analisar a formação de redes em produção teatral e as formas de financiamento dos grupos. Neste seminário, serão apresentados os principais resultados do survey e um artigo elaborado por Rodrigo C. Michel, Gabriel Vaz de Melo e Nayara Souza. O evento é aberto ao público em  geral.