Como parte da programação de eventos em comemoração aos seus 50 anos, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas, promove, no dia 1º de junho, a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), seminário para discutir a importância e as possibilidades da extensão universitária.

Segundo a professora Sibelle Diniz [foto acima], organizadora do evento ao lado do professor Anderson Cavalcante, as atividades de extensão são fundamentais na Universidade, mas ainda não ocupam espaço de destaque no Cedeplar. “O seminário pretende discutir a relação da extensão com o ensino e a pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação”, aponta Sibelle.

A programação do evento será composta pela mesa A extensão na universidade e o seu papel formador, que vai abordar, de acordo com Sibelle, a extensão como experiência formativa para toda a comunidade universitária. A discussão será feita pela professora Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Extensão, pela coordenadora do Centro de Extensão (Cenex) da Face, Lizia de Figueiredo, e pelos professores do Cedeplar João Antônio de Paula e Anderson Cavalcante.

Em seguida, um painel com experiências de extensão realizadas e em curso no Cedeplar será apresentado pelos professores Laura Wong, Ana Flavia Machado, Roberto Luís Monte-Mór e Mario Marcos Rodarte e pela doutorada em Demografia Sulma Marcela Cuervo. Por fim, os participantes debaterão as potencialidades e desafios da extensão na interação com a pesquisa e o ensino no Cedeplar.

A programação completa do Seminário está disponível no site comemorativo de 50 anos do órgão. Os interessados devem se inscrever, até 31 de maio, por meio deste link.

Nos dias 7 e 8 de agosto de 2017 será realizado o Seminário Internacional "Mortality: Past, Present and Future" organizado pelo Painel Cientifico "Lifespan extension with varying cause of death trajectories" em conjunto com o NEPO-Unicamp, Cedeplar-UFMG, PPGDEM-UFRN,  Max Planck Odense - Dinamarca e Australian National University. O seminário visa discutir estudos sobre análise das tendências mortalidade, causas de morte, avaliação da qualidade dos dados e metodologias de projeção de mortalidade, dando atenção às metodologias antigas e novas e suas possíveis aplicações para países com dados limitados.

A data limite para submissão de trabalhos (resumos) é 20 de maio de 2017.

Maiores detalhes: http://www.nepo.unicamp.br/eventos/2017/mortality.html

O Cedeplar, trouxe ao conhecimento de todos nesta última sexta-feira ,13 de janeiro de 2017, a lista de disciplinas obrigatórias e eletivas que serão ofertadas aos alunos regulares do seu programa de Pós-graduação em Demografia, e das disciplinas isoladas direcionadas aos alunos não regulares do programa.

As disciplinas divulgadas são referentes ao 1º Semestre de 2017. Os candidatos aprovados na última seleção, divulgada no dia 11 de novembro de 2016 pelo Cedeplar, podem acessar a lista completa de disciplinas clicando aqui.

O curso conta com a distinção máxima (nota sete), na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior), órgão que realiza avaliação dos cursos de pós-graduação existentes no Brasil. Essa avaliação leva em conta o número de artigos publicados pelo departamento, a colocação desses artigos nos jornais internacionais, o número de mestres e doutores formados, produção de conhecimento acadêmico de fronteira, qualidade das instalações, horas-aula, atendimento à alunos de outras nacionalidades, recursos institucionais e uma série de outras medidas para auferir e qualificar o curso dentre os seus pares na área.

CONFIRA A LISTA DE ALUNOS APROVADOS PARA O ANO LETIVO DE 2017.

O Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) abriu processo seletivo para Pós- graduação em Demografia, em nível de Mestrado e Doutorado, com possibilidade de obtenção de bolsa de estudos, no período de 09 de julho de 2016 à 23 de setembro de 2016. Os Resultados deste processo foram obtidos no dia 11 de Novembro de 2016, estando disponíveis para consultas no link abaixo:

Já está disponível:

Clique para acessar o Edital