O Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG confere os graus de Mestre e Doutor. 

Seus objetivos são:

  • preparar pesquisadores de alto nível e profissionais com sólida formação em Demografia para trabalhar tanto no setor público quanto no privado;
  • formar professores para atender à demanda do ensino superior.

O Programa conta com professores dos departamentos de Demografia, Ciências Econômicas e Estatística, entre outros. Conta também com a colaboração de profissionais de outras universidades, bem como de instituições brasileiras e estrangeiras.

As principais linhas de pesquisa do Cedeplar associadas à área de demografia são:

  • Demografia Formal
  • Demografia Econômica
  • Mortalidade e Saúde
  • Fecundidade e Saúde Reprodutiva
  • Migração
  • Família e População

Importante

As aulas são ministradas em português. Ocasionalmente alguns professores convidados costumam ministrar aulas em espanhol ou inglês. Assim, é aconselhável que candidatos da América Latina - uma vez obtida a admissão à pós-graduação - se matriculem em um curso de português. Cursos de português podem ser feitos na própria UFMG. Apesar da similaridade entre as línguas espanhola e portuguesa, observa-se, frequentemente, que estudantes estrangeiros que não são fluentes em português têm, no início,  dificuldades de comunicação. Isto prejudica o desempenho acadêmico e o processo de adaptação.

Avaliação CAPES

Na última avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil, realizada pela Capes em relação ao triênio 2007-2009, o Programa de Pós-graduação em Demografia da UFMG obteve conceito 7 (sete), qualificando-se como o melhor programa da área no país e consagrando sua excelência internacional.

Destaque-se que a CAPES atribui o conceito 7 aos programas com nível de desempenho similar ao de seus congêneres de padrão de excelência internacional, sendo exigido: desempenho diferenciado (em nível compatível com padrões internacionais) no que diz respeito à produção científica, cultural, artística ou tecnológica; competitividade com programas similares de excelente qualidade no exterior; demonstrações evidentes de que seu corpo docente desempenha papel de liderança e representatividade na respectiva comunidade. Com este conceito, o Curso de Demografia do Cedeplar está entre os melhores 5% programas de pós graduação do Brasil.

Consulte os detalhes da avaliação CAPES (2010).