A Pós-Graduação em Demografia compreende dois níveis hierarquizados de formação - Mestrado e Doutorado, conferindo-se os graus de Mestre e Doutor em Demografia. O Mestrado não constitui requisito indispensável à admissão ao Doutorado.

O Curso de Mestrado tem a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 30 (trinta) meses letivos, contados a partir da data da primeira matrícula do aluno. O Curso de Doutorado tem a duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 60 (sessenta) meses letivos, contados a partir da data da primeira matrícula do aluno.

É conferido o grau de Mestre em Demografia ao aluno que complete 32 (trinta e dois) créditos, de acordo com a estrutura curricular; um conceito global de no mínimo 4,0 nas disciplinas do Curso; proficiência em inglês e aprovação na defesa da dissertação ou trabalho equivalente.

É conferido o grau de Doutor em Demografia ao aluno que complete 48 (quarenta e oito) créditos, de acordo com a estrutura curricular; um conceito global de no mínimo 4,0 nas disciplinas do Curso; proficiência em inglês e mais uma língua estrangeira; exame de qualificação e tese defendidos e aprovados.

Totalização de Créditos

 Natureza  Mestrado  Doutorado
 Obrigatórias  19 19
 Optativas  13 29
 Total  32 48

Apurados os resultados finais, o rendimento escolar de cada aluno será convertido em conceitos, conforme o quadro seguinte, onde cada conceito expresso literalmente corresponde ao valor numérico de pontos acumulados pelo aluno na disciplina ou unidade didática integrante do Curso

Conceito Total de pontos
A (excelente) 90 a 100
B (ótimo) 80 a 89
C (bom) 70 a 79
D (regular) 60 a 69
E (fraco) 40 a 59
F (rendimento nulo) 00 a 39

Será aprovado na disciplina o aluno que obtiver conceito igual ou superior a D (obtendo no mínimo 60 pontos). Será reprovado na disciplina o aluno que obtiver os conceitos E ou F. 

Para efeito de classificação, quando necessário, são atribuídos os seguintes valores às letras:

A = 5 B = 4 C = 3 D = 2 E = 1 F = 0

Por tese entende-se um trabalho original que constitua contribuição significativa para a área de estudo em que se desenvolver. 

Por dissertação entende-se a revisão bibliográfica adequada, demonstrando capacidade de sistematização e revelando domínio do tema e da metodologia científica pertinente. A dissertação poderá ser substituída por outro tipo de trabalho, de dificuldade equivalente e compatível com as características da área, cuja forma de apresentação será determinada pelo Colegiado do Curso.

O projeto de tese ou dissertação, aprovado pelo orientador e homologado pelo Colegiado, deverá ser registrado na Secretaria do Curso. Projeto deverá conter o título, os objetivos, a justificativa, material e métodos, bibliografia, estimativa de despesas, cronograma e as assinaturas do aluno e de seu orientador.

Durante a fase de elaboração de tese, dissertação ou trabalho equivalente, até seu julgamento, o aluno, independente de estar ou não matriculado em disciplinas curriculares, deverá inscrever-se em "Elaboração de Trabalho Final”.

Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou trabalho equivalente e na defesa de tese o candidato que obtiver a aprovação unânime da Comissão Examinadora.

 

 

Mortalidade AL